Óleo de coco, conheça os benefícios e as suas aplicações

3468
Óleo de coco - benefícios e aplicações
Óleo de coco - benefícios e aplicações
- pub -

O óleo de coco é um produto natural muito versátil, que pode ser utilizado na alimentação ou na hidratação do nosso corpo. Devido à sua popularidade, este produto pode ser encontrado facilmente no mercado.

O óleo de coco é obtido através do coco seco ou do coco fresco, sendo denominado óleo de coco refinado ou extra virgem, respetivamente. O óleo de coco extra virgem é o que mais beneficia a saúde, visto que, após a passagem pelo processo de refinação, este não perde os seus nutrientes principais.

Benefícios e modos de utilização do óleo de coco

Principais benefícios:

  • Fortalecimento do sistema imunológico, protegendo o organismo contra microrganismos e impedindo o desenvolvimento de doenças;
  • Hidratação da pele e do cabelo.
  • Prevenção do aparecimento de rugas, visto que possui uma elevada concentração de antioxidantes.
  • Auxilia no processo de emagrecimento, bloqueiando os depósitos de gordura nos tecidos adiposos.
  • Aumenta saciedade.
  • Melhora o funcionamento do intestino.
  • Melhora dos níveis do colesterol.

Como utilizar o óleo de coco de modo a aproveitar os seus benefícios:

A substituição de um óleo vegetal por um óleo de coco, e a combinação de um estilo de vida saudável, ajuda a perder gordura abdominal e a melhorar os níveis de colesterol no sangue.

. pub .

A quantidade diária recomendada são 2 colheres de sopa, sendo que pode utilizá-lo naturalmente, em sumos, batidos, saladas, chás ou cafés, na confeção de ovos, carnes, peixes, entre outros pratos.

Óleo de coco na alimentação
Óleo de coco na alimentação

Óleo de coco como produto alimentar:

Basta substituir a gordura que usa habitualmente (óleo de girassol, manteiga, azeite), por óleo de coco, e o sabor é praticamente o mesmo. Pode utilizá-lo, por exemplo, num refogado, para fritar, para grelhar ou mesmo na confecção de bolinhos e sobremesas. (Veja a nossa receita de Bolachinhas de Aveia, em que utilizamos óleo de coco).

Deve ter em atenção que a quantidade não deve exceder as duas colheres de sopa diárias, pois apesar dos benefícios que contem, não deixa de ser uma fonte de gordura.

- pub -

Óleo de coco como produto de beleza

Hidratação do Cabelo:

O óleo de coco pode ser utilizado como uma máscara de hidratação para o nosso cabelo, e acredite que é bastante fácil e prático de fazer.

Pode utilizar o óleo diretamente no cabelo ou juntar outros ingredientes, sendo que o efeito é igual, um cabelo hidratado, nutrido e bem cheiroso.

Selecionámos para si algumas máscaras práticas para fazer em casa. Os ingredientes são bastante fáceis de encontrar. Aproveite as ideias, e dedique um tempinho a si e ao seu corpo.

Máscara de Aloé Vera e mel

  • 3 colheres de sopa de óleo de Coco
  • 5 colheres de sopa de Aloé vera
  • 2 colheres de sopa de mel

Máscara de Banana e Abacate

  • 3 colheres de sopa de óleo de Coco
  • 1 banana
  • 1/2 abacate
  • 1 colher de sopa de maionese

Máscara de Azeite

  • 5 colheres de sopa de óleo de Coco
  • 5 colheres de sopa de Aloé vera

Modo de aplicação da máscara para o cabelo:

Após a preparação da máscara, aplique-a no cabelo húmido e deixe atuar durante 20 a 25 minutos.

Seguidamente, é só lavar o cabelo como habitualmente e sentirá o efeito da hidratação logo de imediato (comprovado por nós!).

Como utilizar o óleo de coco para hidratar a pele
Como utilizar o óleo de coco para hidratar a pele

Hidratação Corporal:

O óleo de coco é facilmente absorvido pela pele, e além de ser um excelente hidratante, também atua como antifúngico e antibacteriano.

Se tem uma pele seca e áspera, experimente colocar um pouco de óleo de coco no seu corpo, incluindo a cara, e deixe atuar durante toda a noite.

Devido as suas propriedades, pode ser aplicado nas estrias, manchas e imperfeições, pelo que é recomendado passar duas vezes ao dia, nestas zonas mais sensíveis.

Por fim, o óleo pode ser utilizado como desmaquilhante, removendo até as máscaras que são à prova de água ou batons mais espessos.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]
- pub -