Saiba porque no inverno ficamos mais vezes doentes

1469
Todos doentes
Todos doentes

Ele aí está, o famigerado Inverno. Por muito Sol que se apanhe durante o Verão, vitaminas e sumos que  se tomem e cuidados que se tenham, é raro conseguir passar esta época sem ficarmos doentes.

Mais doentes no inverno

A época de chuvas, frio e mudanças bruscas de temperatura é um terreno propício para as gripes e constipações. Mas se em algumas famílias é apenas um membro que ‘cai à cama’ noutras as ‘quedas’ vão-se sucedendo e a casa acaba por se tornar como que num casulo onde reina a doença e ninguém consegue fazer de enfermeiro do próximo.

A família arrasta-se pela casa, em roupão ou pijama, formando um autêntico muro de lamentações e queixas e pouco ou nada há a fazer.

Ou será que esta situação pode ser evitada?

Acima de tudo é preciso fazer valer os cuidados de higiene e observar certos princípios que devem ser ensinados depois às crianças. Como?

Lavar as mãos antes e depois das refeições e sempre que se assoar pode ser aborrecido, mas é a única forma de evitar a propagação do vírus. E a melhor forma é dar-lhe um sabonete engraçado para que ela tenha sempre o desejo de lavar-se.

A isto junta-se o uso de uma toalha para cada membro da família, que até pode ser com cores diferentes, que destoam dos azulejos da casa de banho mas são mais seguras. Proibido partilhar também são os utensílios de cozinha e alimentos. Nada de provar a sopa na panela nem dar a beber um pouco do chá da sua chávena.

Deve abolir os lenços de pano e espalhar pacotes de lenços de papel, mais higiénicos, pela casa e ao alcance dos mais pequenos porque nunca se sabe quando um espirro vem a caminho.

Os lenços de pano estão desaconselhados porque têm de ser guardados no bolso e tornam-se um autêntico viveiro de germes.

A criança deve também aprender a assoar-se em condições e para isso nada melhor do que colocá-la frente a um espelho e mostrar como deve fechar a boca e ao mesmo tempo soprar pelo nariz.

Evite que os mais novos vão para a sua cama, porque o contacto torna-se muito directo e prolongado e quando tossir não vai saber muito bem em que direcção é que os germes voaram.

Os contágios são mais frequentes nas creches e infantários, onde as crianças estão em contacto directo umas com as outras, manipulam os mesmo objectos e colocam tudo o que apanham na boca. é por isso importante que ensine o seu filho a partilhar, sim, mas com cuidado.

Os pais constipados evitam sempre estar em contacto com o bebé mas estes cuidados são escusados se forem observadas algumas regras básicas como não se assoarem nem tossirem muito perto da criança.

E se acha que vão todos passar alguns dias em casa, o melhor é, para além de se munir de muita paciência, lembrar-se também de alguns passatempos como organizar os álbuns de fotografias, preparar jogos prolongados, ver os filmes das férias, contar histórias, enfim, tudo aquilo por que leva o tempo a queixar-se de não ter tempo de fazer com a sua família. Ou então fiquem simplesmente a descansar.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]