Infecção urinária: sintomas e tratamento da cistite

4323
Infecção urinária dicas de sintomas e tratamento
Infecção urinária dicas de sintomas e tratamento

A infecção urinária pode surgir a qualquer momento e costuma provocar ardor enquanto urina, sensação que tem a bexiga sempre cheia, a urina geralmente também apresenta um odor muito forte.

Apesar das infecções deste tipo, afetarem também os homens, é nas mulheres que mais casos se conhecem. As infecções urinárias variam de acordo com o local onde se desenvolve a infecção.

Existem quatro tipos de infecção urinária:

  • Cistite (infecção na bexiga)
  • Uretrite (infecção na uretra)
  • Pielonefrite (infecção nos rins)
  • Infecção nos ureteres.

A cistite

Este tipo de infecções, são habitualmente provocadas pelas bactérias que habitam os intestinos, originando uma inflamação na bexiga. Esta inflamação, é conhecida por cistite e, como a via urinária que conduz a urina desde a bexiga, é mais curta nas mulheres do que nos homens, estas têm mais hipóteses de sofrerem infecções urinárias.

As causas para este género de cistites (infecção na bexiga) pode estar relacionada com vários factores, como é o caso das relações sexuais. Estas podem empurrar bactérias, através da uretra, para dentro da bexiga e, em algumas mulheres, isto acontece sempre que realizam o ato sexual.

Outro motivo, pode ser a utilização de um diafragma nas mulheres que, não permite em muitos casos a obter a sensação de bexiga vazia, ficando esta retida e permitindo a reprodução das bactérias. O facto de a mulher estar grávida, condiciona também o desenvolvimento destas infecções, por causa da pressão que o feto produz sobre a bexiga.

Sempre que tiver um dos sintomas que de início referimos, fique logo alerta. Porém, vá ao médico sempre que a cistite não desaparecer no espaço de 24 horas ou se a sensação de ardor for acompanhada de corrimento, quer seja da vagina ou do penis. Deve ir também ao médico se tiver febre, vómitos, sangue na urina, dores nas costas ou abdominais.

Para solucionar o problema das cistites pode recorrer à Homeopatia, tomando Cantharis ou Staphysagria, este último ideal para as infecções causadas pelas relações sexuais. Outro método é o do Chás de ervas caseiro, ingerindo muita água por dia e tomando sumo de arando ou então, opte por uma infusão de grama francesa.

O processo mais simples encontrado foi o da Acupressão, no qual deve fazer pressão durante um minuto, na zona acima do osso púbico, massajando posteriormente. Porém se optar por ir ao médico ser-lhe-ão receitados antibióticos, após ter feito as devidas análises.

Convém desde já saber que, deve obrigatoriamente beber, no mínimo, dois litros de água por dia, fazer as necessidades sempre que tiver vontade, limpar-se de frente para trás e lavar-se com água depois do ato sexual. Além destes factores, não deve usar sprays nem soluções de higiene vaginal.

Ao tomar todas estas precauções não implica que de vez em quando, não tenha alguma infecção urinária, mas pelo menos já tomou as medidas básicas. Tome cuidado, pois se a cistite se mantiver, consulte de imediato um médico.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]