Faça um check-up médico adequado a cada fase de desenvolvimento

1379
Check-up médico
Check-up médico

Fazer um check-up médico á sua saúde, pelo menos em cada uma das fases de desenvolvimento mais marcantes é fundamental, pois os problemas atacam em silêncio…

Check-up médico em cada fase do desenvolvimento

Desde pequeno, é fundamental ter um médico a vigiar a saúde. Os bebés acabam por ter mais sorte, pois a sua vigilância é indispensável. Mas, à medida que crescemos esquecemos os conselhos do médico, da alimentação saudável, dos hábitos a manter. Rever a sua saúde, em cada idade é fundamental, pois os problemas atacam em silêncio…

Check-up médico durante a infância

As consultas periódicas no pediatra e a vacinação, protege eficazmente as crianças. Acabam por estar muito mais protegidas que os adultos, de uma quantidade de micróbios e doenças. Porém, esta protecção actua apenas numa parte das vida das pessoas. Depois é necessário, também precaver-se ainda que a maioria não o faça.

Check-up médico durante a adolescência

Na adolescência, fase posterior à infância, os problemas podem já começar a surgir. O seu filho deve ser levado a um médico de clínica geral, que vai ter em conta determinadas características: a saúde dos seus olhos e a possível falta de vista, o equilíbrio entre o peso e a altura adequado ao seu crescimento, um diagnóstico aos pés, o exame aos orgãos genitais externos e, nas raparigas, a análise à zona da bacia.

Check-up médico depois dos 18 anos

Quando o seu filho completar a idade de 18 anos, leve-o ou vá ele próprio, a uma consulta de clinica geral, para ser examinado mais aprofundadamente, podendo mesmo o médico recomendar exames como, análises ou um raio X ao torax.

A ida ao dentista não pode ser evitada. Deve ir-se quanto antes, para travar problemas futuros. O mesmo se passa com a ida ao ginecologista. Quando a vida sexual é iniciada ou mesmo antes, o exame neste campo é imprescindível.

Check-up médico depois dos 35 anos

Ao atingir a idade de 35 anos, a mulher deve fazer o exame de Papanicolau, para se certificar de que tudo está bem. Pode mesmo ter algum problema, sem o mesmo se manifestar. Após, os 45 anos, este tipo de exame deve ser anual. O mesmo acontece com os homens, pois mesmo que não tenham indícios, devem fazer um exame da próstata Cuidado, pois nesta altura muitas vezes surge sangue nas feses, devendo deslocar-se ao seu médico de imediato.

Check-up médico depois dos 50 anos

A interrupção ovária ocorre, quando se dá o fenómeno da menopausa. Este processo, pode na maioria das situações, provocar a osteoporose, isto é a descalcificação dos ossos. Como tal, após a menopausa deve visitar o seu médico, no mínimo, anualmente. Os tratamentos hormonais podem ser muito úteis, para algum problema que possa surgir.

Sempre que surgir alguma alteração, por mais insignificante que pareça, nos seus seios, na cor da sua pele, em sinais que tem no corpo, tonturas, vertigens, fortes dores de cabeça, rouquidão, alteração do timbre da voz, feridas que não cicatrizam, prisão de ventre, perda ou aumento acentuado de peso de forma brusca, consulte sempre o seu médico.

Muita atenção, às dores nos seios, a pequenos nódulos que possam surgir, não só nos seios, como também nas axilas. Toque com os dedos, toda a zona do peito: da superfície, do mamilo à periferia, para ver se encontra algum “grãozinho”. Se o encontrar, procure logo um médico.

Não fume, pois os efeitos do tabaco são nocivos e, aumenta a possibilidade de cancro no pulmão. O álcool é perigoso, não só por causa dos riscos de inflamações e de cancro no fígado, como também por causa do risco de acidentes nas estradas. Os hábitos alimentares são determinantes, para o estilo de vida e o bom funcionamento cardíaco.

O stress e a vida sedentária, não ajudam nada a uma vida saudável. Não corra riscos e, siga minuciosamente, os conselhos que lhe deixamos.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]