Conheça as medidas para proteger o seu coração

1218
Conheça as medidas para proteger o seu coração
Conheça as medidas para proteger o seu coração

Tome medidas para proteger o seu coração. Quando se fala em coração lembramos aqueles bem românticos que colocamos nos postais de S. Valentim ou que desenhamos, apaixonadas, nos cadernos da escola ou nas agendas da empresa.

Por vezes, fazê-mo-lo a fumar um cigarro, petiscando umas batatas fritas ou mastigando vigorosamente um bolo de creme. Pois é, nessa altura não estamos realmente a pensar nesse órgão de importância máxima para o nosso corpo.

O coração adulto

Já todas ouvimos falar em problemas de coração, mas muitos são os factores que contribuem para os ataques cardíacos que acontecem diariamente em Portugal.

A hipertensão arterial é o factor mais relevante para este problema.

Todos os animais têm pressão arterial, que permite o bombear do sangue pelo coração. A pressão arterial é medida através dos valores obtidos com o esvaziamento cardíaco e com o grau de contracção das artérias. A hipertensão acontece quando existe uma elevação persistente da pressão arterial relativamente aos valores normais (adulto: 149/máxima, 96/mínima).

A presença da hipertensão, mesmo sem sintomas físicos de mal-estar, aumenta o risco de morte, além de agredir as artérias do coração, cérebro, rins e olhos, levando a hemorragias ou ao estreitamento progressivo das artérias (arteriosclerose), que dificulta a circulação sanguínea aos principais órgãos.

Os problemas de hipertensão tratam-se, assim como a sua prevenção, evitando o excesso de peso, reduzindo o consumo de sal e de álcool, e praticando exercício físico moderado e regular, para além do abandono do tabaco e de um tipo de vida sedentário e stresssante. É caso para dizer que tudo o que é bom faz mal ou engorda.

Para isso saiba que, para uma vida saudável, deve comer arroz ou massas, leite e derivados meio-gordos, cereais pouco refinados como o pão de mistura, legumes frescos ou secos, cozidos ou em sopas, peixe pelo menos a um refeição por dia, carne de aves sem pele, fruta fresca, preferir a gordura do azeite e beber água em abundância ou chás e tisanas.

A evitar estão os queijos gordos e o leite completo, alimentos fritos, carne de vaca e de porco, sobremesas doces, manteiga, alimentos conservados em sal ou gorduras e bebidas alcoólicas.

A criança e o coração

A simples suspeita de um problema cardíaco numa criança é o suficiente para os pais desencadearem fortes ansiedades, por todas as mudanças na vida que esse problema acarreta.

O que muitos pais ainda não sabem é das enormes descobertas que se efectuaram nos últimos anos e que permitem às crianças uma vida perfeitamente normal.

São três os tipos de doenças que afectam as crianças: as cardiopatias congénitas, que podem ser mais ou menos graves, os sopros inocentes e as cardiopatias adquiridas.

O primeiro caso, é mais frequente e corresponde a malformações congénitas no coração, que ficam estabelecidas nos dois primeiros meses de gestação e ocorrem em oito dos cada mil recém-nascidos, e cuja situação pode ser detectada logo à nascença.

A grande maioria destas crianças pode levar uma vida normal, com actividades físicas apropriadas à sua idade, devendo, apenas, manter uma higiene oral impecável e seguir o esquema de vacinações.

Os sopros inocentes verificam-se em mais de metade das crianças saudáveis, entre os dois e os doze anos de idade, e são a expressão de uma circulação normal num organismo em crescimento.

As cardiopatias adquiridas foram quase na totalidade eliminadas graças às medidas preventivas instituídas com a vacinação e o tratamento adequado da angina, da amigdalite e da escarlatina.

No entanto, é a partir da infância que pode tomar medidas preventivas para a hipertensão arterial e o enfarte do miocárdio, com o combate à obesidade, não, não os deixe comer mais um pacote de batatas fritas, e optando pelo uso do azeite em detrimento de outras gorduras.

E a não esquecer para toda a família: o fast-food só mesmo em altura de festa.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]