Baixe o volume! Música alta influência perda auditiva

1579
Música alta leva a surdez
Música alta leva a surdez

Ouvir música tem inúmeras vantagens – as nossas canções favoritas podem reduzir níveis de stresse e diminuir os efeitos da depressão, por exemplo. Mas 31% da população portuguesa, segundo um estudo realizado pela GAES, admite que o volume que usa é demasiado alto, aumentando o risco de sofrerem perda auditiva. A exposição continuada a sons elevados [acima de 85 decibéis (dB)], pode levar à surdez.

Por exemplo, o som de um concerto de rock pode atingir um nível de 110-120 dB (decibéis), e estes valores podem reproduzir-se facilmente através da utilização de auriculares com o volume alto. Quase 66% da população acredita que se deveria limitar o volume em mp3, ipods e telemóveis.

O estudo realizado pela GAES aos hábitos de consumo de música da população portuguesa aponta que são os jovens com idades entre os 18 e os 30 anos que mais admitem girar o volume para valores mais elevados (38,2%), e é no Porto que se concentra o maior nível de população que escuta música alto ou demasiado alto (37,9%). E porquê? 65,7% dos inquiridos indica gostar de ouvir música bastante alta, e 37,1% acredita que dessa forma conseguem sentir melhor as canções que escutam.

A música deve ser uma companhia constante nos nossos dias pela qualidade de vida que nos traz”, afirma Dulce Martins Paiva, Diretora-Geral da GAES – Centros Auditivos em Portugal. “No entanto, o volume é uma preocupação – a geração mais jovem precisa de adquirir hábitos mais saudáveis neste aspeto para que não corra o risco de desenvolver patologias da audição como a surdez neuro-sensorial, uma surdez do ouvido interno ou nervo auditivo que, embora possa variar entre ligeira e profunda, é irreversível. Temos visto este tipo de problema a aumentar entre os jovens adultos portugueses”, conclui.

Cerca de 56% dos portugueses usam auriculares para ouvir música, e a maior parte são jovens dos 18 aos 30 anos. À medida que aumenta a idade, os auriculares não são tão utilizados. Em média, os portugueses ouvem música com auriculares 1h40 minutos por dia, e normalmente enquanto vão na rua ou em transportes públicos. Em terceiro lugar, os portugueses dependem mais dos auriculares para ouvir música no seu local de trabalho.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]