Peles com problemas de acne

2923
Problemas de acne
Problemas de acne

A acne é uma doença muito comum nos dias de hoje, e que atinge ambos os sexos. Inicia-se normalmente na puberdade e ,habitualmente, torna-se menos evidente no fim da adolescência.

Quantas pessoas já não ouviu dizer que têm problemas de acne?

Certamente diversas! Ainda que este género de problema apareça no início da adolescência, e que no final deste período tenha tendência para ir desaparecendo, são ainda muitas as pessoas que já na idade adulta sofrem as consequências da acne. Porém, a intensidade das lesões varia bastante, podendo manifestar-se em poucas e discretas lesões ou até formas bem mais graves, necessitando de tratamentos específicos e bem mais intensos.

A acne deve ser tratada quanto antes, pois a sua presença pode desencadear pequenas cicatrizes, tanto físicas como psicológicas. Daí que a mesma deva ser tratada logo nos primeiros tempos da sua manifestação, para que assim não possa evoluir mais. A acne forma-se nos folículos pilo-sebáceos, que são formados por um pêlo e uma glândula sebácea, localizando-se os mesmos, principalmente, na face e região anterior e posterior do tórax. As lesões causadas pela acne começam a manifestar-se em indivíduos cuja produção de sebo aumenta, sendo a altura mais propícia a fase da adolescência devido às hormonas.

A acne pode manifestar-se de formais mais leves ou até mesmo mais preocupantes. Logo, não há apenas um tipo de acne. Encontramos pessoas com pontos negros, que são formados por um tampão de sebo e queratina. Este tipo de pontos facilmente são eliminados, ou até podem desaparecer por si mesmos. Ao contrário deste primeiro caso, em que não há o risco de inflamação, a sua pele pode também apresentar pontos brancos, também eles formados por sebo e queratina, mas que sendo eliminados podem apresentar um certo grau de inflamação.

Um caso mais grave de acne é quando falamos de “pequenas” elevações da pele, que podem ou não ter pus, apresentando-se à superfície com um aspecto avermelhado e provocando alguma dor. Pode ainda acontecer que as pessoas tenham esta mesma inflamação, mas nas camadas mais profundas da pele, sendo que estas não são tão facilmente eliminadas como um simples ponto negro ou branco. A verdade é que há peles que pouco sofrem com a acne, mas outras vêm a saúde do rosto bastante debilitada com esta presença pouco desejada.

Como se forma o acne e porque é que aparece?

Esta é uma pergunta que já deve ter feito diversas vezes, até porque a sua amiga nunca teve nem metade das lesões que você tem actualmente. Uma predisposição genética pode estar na origem do aparecimento da acne, ou então a presença em excesso de determinados hormónios, responsáveis pela produção do sebo. De salientar que as pessoas com a pele oleosa são aquelas que mais probabilidade têm em vir a sofrer com a acne. A Propionibacterium acnes, bactéria que está na pele de todos os seres humanos, desenvolve-se em maior quantidade nas pessoas que apresentam problemas de acne sendo o seu controlo muito difícil.

Muitas pessoas associam a presença da acne a coisas que em nada têm a ver com a sua existência. Por exemplo, e em relação à ingestão de certos alimentos, não se pode afirmar peremptoriamente que os mesmos sejam responsáveis pelo alastrar deste problema. No entanto, há especialistas que recomendam uma dieta sem doces ou alimentos gordurosos para prevenir melhor a acne, sendo esta uma opinião meramente pessoal e não científica. O mito de que o chocolate, as gorduras ou até as azeitonas causam acne não está de todo esclarecido, mas para prevenir convém não abusar muito destes alimentos.

O sol pode parecer ser um aliado para a prevenção da acne, mas essa sensação é apenas momentânea. Aliás, o sol em excesso faz mal à pele e proporciona um envelhecimento antecipado, por isso nunca pode ser considerado como uma mais valia no combate à acne. Sempre que estiver ao sol proteja a sua pele convenientemente! Outra ideia na qual as pessoas continuam ainda a acreditar é o facto de pensarem que só tem acne quem não tem cuidados de higiene. Este pensamento está totalmente errado, até porque o excesso de cuidados pode mesmo piorar a situação da acne. Deve ser moderada também a higiene, e lavar a cara apenas pela manhã e à noite.

A acne pode ser tratada de diversas formas, embora umas sejam mais duradouras que outras. De qualquer forma, tratar a acne é um processo que envolve sempre muito tempo e os resultados não se verificam logo nos primeiros dias após o início do tratamento. É necessário acreditar na eficácia do tratamento, discuti-lo com o seu médico, e saber ser muito paciente! Por muito pouco estéticas que essas manchas, lesões ou pontos sejam, acredite que a melhor solução não é começar a espremê-los ou a arrancar a crosta, porque assim a inflamação terá tendência a alastrar-se e você estará apenas a piorar o problema.

A acne é um problema que afecta pessoas de ambos os sexos, e que aparece habitualmente na adolescência. Posteriormente a essa fase o problema pode desaparecer ou ter tendência para progredir. Trate-o quanto antes e tenha uma pele mais saudável!

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]