As Calorias

3156
Calorias
Calorias

O terror das mulheres, o pesadelo dos médicos e muitas pessoas só de ouvirem falar nelas ficam em pânico. Mas afinal para que servem as senhoras calorias?

Para manter em actividade um sistema natural ou artificial, é necessário energia. Usamos a energia em casa, no trabalho ou nos transportes, como fontes de energia como a electricidade, gás, gasolina, baterias, etc.

O corpo humano também necessita de energia para funcionar e a sua fonte de energia é a combustão de alimentos. A Caloria (Cal ou Kcal) é uma das unidades de medida dessa energia, utilizada em nutrição.

A Caloria é uma medida de energia, que equivale à quantidade de calor necessária para se elevar de um grau centígrado um grama de água. Como esta unidade de energia é muito pequena utiliza-se, na prática, uma unidade mil vezes maior, ou seja, a quilo-caloria, abreviada pelas letras kcal. Quando um alimento é digerido pelo corpo humano é gerada energia na forma de calor, o combustível do corpo.

Na altura em que o processo de transformar os alimentos em energia cessa (com a morte da pessoa) a temperatura do corpo humano esfria, descendo até à temperatura do ambiente em que se encontra.

A energia calorífica fornecida pelos alimentos vem da decomposição de compostos complexos de carbono e hidrogénio, metabolizados pelo corpo em compostos simples de carbono e água.

A forma mais prática de saber se está a consumir mais calorias do que as que precisa ou das que está a gastar é através da observação da quantidade de gorduras localizadas no corpo. A gordura é a reserva que o organismo humano faz para tempos de carência.

A única maneira de ‘queimar’ essas gorduras a mais é através do exercício físico, o que irá também aumentar a massa muscular com maior consumo de energia. As calorias podem ser obtidas através dos hidratos de carbono (açúcares), das proteínas, das gorduras e do álcool e o teor calórico dos alimentos não tem nada a ver com o seu teor de vitaminas e sais minerais.

Por esse motivo, uma dieta equilibrada deve considerar as necessidades calóricas de cada indivíduo, assim como as necessidades de vitaminas e sais minerais. Uma pessoa de oitenta quilos de peso necessita, em repouso, de cerca de 77 kcal de energia por hora, o que corresponde a 1848 kcal por dia.

Os hidratos de carbono são os açúcares, algo de bastante recente a entrar na alimentação humana. Cada grama de hidratos de carbono fornece 4 kcal de calorias e não existe um valor mínimo especificado para cada pessoa.

Uma vez que a energia total é a soma das calorias dos hidratos com as calorias das proteínas e as calorias das gorduras, um indivíduo que come muitas proteínas ou gorduras irá necessitar de comer menos destes nutrientes. As gorduras, lípidos, são outras calorias que não possuem átomos de nitrogénio nas suas moléculas, como os açúcares, mas não são solúveis em água.

Desta forma, os alimentos ricos em gorduras têm pouca água em sua composição e fornecem 9 kcal de energia para cada grama de gordura, fornecendo muito mais energia que os outros. A digestão das gorduras é também muito lenta, o que leva a uma maior sensação de saciedade.

Mas se algumas gorduras são benéficas para o corpo humano, quimicamente existem diferenças entre as gorduras encontradas nos cereais e vegetais (poli-insaturadas) das gorduras de origem animal (saturadas), que apresentam um risco mais elevado no que se refere as doenças coronárias.

Bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas não contêm calorias vindas de açúcares (menos as adocicadas), proteínas ou gorduras, mas o álcool, em si mesmo, contém 6,9 kcal de calorias para cada grama de álcool. Por isso, em qualquer regime alimentar de perda de peso as bebidas alcoólicas têm de ser controladas.

A quantidade de energia fornecida por cada um destes tipos de alimento é diferente, sendo as gorduras a sua fonte mais concentrada. Para uma alimentação saudável, é necessário evitar os açúcares refinados e as proteínas animais em excesso, os alimentos fritos, gorduras queimadas, minimize o consumo de álcool, café e chá, alterne a fonte de proteínas entre a carne, o peixe e os vegetais com produtos como soja, lentilhas, feijões, favas, ervilhas, etc.

Faça da fruta o seu principal alimento e diversifique comendo também diariamente cereais como o arroz, o milho, o centeio, a cevada o pão e as massas. E tenha uma vida mais saudável. Conheça aqui as sugestões irresistiveis da MulherPortuguesa.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]