A naturopatia, a terapia natural para reparar o seu corpo

5289
Naturopatia

Utilizando diversas técnicas de terapias alternativas, a Naturopatia existe há já muito tempo. Reparando os estragos do corpo, a Naturopatia utiliza métodos totalmente naturais.

A Naturopatia

Surge no século XIX, com a essência e forma como hoje a conhecemos, pela mão de dois médicos Vincent Preissinitz e Sebastian Kneipp. A partir do estudo de plantas, vegetais e minerais, a Naturopatia fundamenta a sua prática recorrendo à extracção de substâncias destes últimos para colocar em prática esta actividade medicinal.

Inicialmente, a Naturopatia apenas se dedicava ao estudo e extracção de substâncias das plantas, mas com o passar do tempo decidiu alargar e aprofundar o seu universo. È baseada em métodos naturais de tratamento, recorrendo quase sempre a um conjunto de tópicos que regem outras ciências ou terapias alternativas. Os Naturopatas recomendam muito exercício, ar puro, sol e chás de plantas para solucionar o problema.

O lema da Naturopatia é que o ser humano deve ser capaz de resistir à doença, e assim conseguir curar-se a ele próprio. Portanto, a Naturopatia enaltece a força de vontade do corpo para conseguir tapar as lacunas, proporcionadas pela forma como se vive nas sociedades. Os métodos de tratamento intensificam essa capacidade que o corpo humano tem de resistir à doença, preparando-o para a autocura.

Estimula-se as possibilidades que o organismo possui de ser curado por si mesmo através de dietas equilibradas e de uma alimentação rica, tendo por base uma vida regular e saudável.

É aconselhável muito descanso, repouso, muito ar puro, exercício e sol em abundância. No fundo são aconselhadas coisas que primam pela sua natureza, sem quaisquer artefactos prejudiciais e que permitem o desenrolar de uma vida saudável e sem stresses.

Antes de ser elaborada a receita para a pessoa que recorre aos serviços dos Naturopatas, o profissional deve ter em seu poder a história passada da pessoa, não só a nível de saúde como também ao nível do estilo de vida adotado pela pessoa.

A Naturopatia acredita que o corpo tem uma extraordinária possibilidade dentro dele de desenvolver a sua própria cura, daí que o tratamento não sirva para prevenir nada mas apenas para estimular essa capacidade do ser humano.

A opinião dos naturopatas

Para os Naturopatas, os sintomas habituais que acontecem antes da doença se manifestar propriamente, revelam o estado de degradação e desiquilíbrio do corpo bem como uma mutação necessária para que se regresse ao estado são. Logo, o sintoma não faz parte da doença em si mesma, pois é apenas um mero sinal de que algo está mal na conduta da vida orgânica da pessoa.

Estes sintomas são as lacunas do corpo a evidenciar as suas falhas e os seus problemas, que os métodos naturais vão tentar combater de maneira a introduzir na prática esse potencial de autocura que o ser humano carrega com ele.

A partir de técnicas naturais, de elementos da natureza e do recurso a outras técnicas de medicinas alternativas, a Naturopatia revela ser não só um caminho para proporcionar a cura pela própria pessoa, bem como demonstra uma filosofia, no mínimo, razoavelmente fundamentada.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]