Aumente o positivismo para viver melhor

1545
Aumente o positivismo com um sorriso
Aumente o positivismo com um sorriso

Aos poucos, o pessimismo suga-nos, leva-nos à destruição do ego e da nossa autoestima. Nem sempre conseguimos encarar as coisas com o optimismo devido, por isso, Sorrir é urgente para aumentar o positivismo.

Aumente o positivismo

A história de vida da sua melhor amiga é uma desgraça pegada. Aquele fato novo que comprou o mês passado deixou de lhe servir, porque esse regime de dieta é quebrado várias vezes durante a semana.

Para piorar ainda mais as coisas, no trabalho nem sempre o seu ponto de vista consegue ser o mais coerente, e o seu namorado perdeu todo o interesse por si.

Tamanhos pontos negros (não nos referimos àqueles que teimam em persistir no seu rosto) não podem dar-lhe muita alegria, ou sequer manter um ritmo de vida muito risonho.

Tudo bem, tem razão! Mas, levar a vida sempre com uma nuvem negra atrás de si, e fazer da sua pessoa uma autêntica escrava do pessimismo, não contribui para o seu estado de saúde psicológico.

A própria forma como a vida é gerida não é a mais correcta. Quando alguém nos questiona sobre o fim de semana o normal é respondermos ‘Passou-se mais um!’. Se alguém nos pergunta sobre o que temos feito, a resposta mais comum é ‘Nada de especial!’.

E, se porventura, aquela amiga que não vimos há muito desabafa as suas amarguras, automaticamente arranjamos logo uma lista de desgraças, a maioria delas sem importância futura, só para a outra pessoa pensar que a nossa vida é bem pior do que a dela. Fazemo-nos de vítimas, sem nos darmos conta e, muitas vezes, sem necessidade alguma.

Conclusão: levamos a vida dominadas pelos infortúnios, negativismo e pelo lado negro que espreita de tempos a tempos, mas que fazemos questão de achar que é diário. Óbvio que nada é perfeito, mas esquecer um pouco o nefasto, e lembrarmo-nos das experiências boas, faz muito melhor à condição do ser humano.

Entre o negativismo e o positivismo vai uma distância abismal

O negativista é um ser, à partida, fraco, que nada faz para mudar o seu destino, enquanto que o positivista é um lutador, fazendo de tudo para alterar o rumo das coisas e levar avante as suas convicções. Precalços na vida todos têm, uns mais que outros, mas todos de resolução possível.

A pessoa negativista ou positivista distingue-se, principalmente, pelo seu discurso oratório.

O primeiro limita-se a contar o sucedido, exagerando nas explicações, nas causas e nos motivos sem apresentar qualquer vontade de solucionar o problema.

O segundo, encara o problema como uma etapa a ser ultrapassada, um ‘prosseguir’ no caminho, uma nódoa negra no presente, mas que rapidamente será ‘apagada’ no futuro.

O positivista encara as coisas más, ou menos boas, como um desafio, uma forma de aprendizagem e uma circunstância banal da vida.

Já para o negativista, as coisas são vistas de outra forma: qualquer problema que surja não tem solução aparente, as derrotas são encaradas como isso mesmo, e não como um caminho de preparação futura, e a apatia perante novas lutas é mais que visível.

Dir-se-ía que os negativistas são vistos como pessoas mais ‘fracas’, mas que acabam por ter uma vantagem muito importante: levam a vida com mais cuidado e precaução.

Os positivistas são muito mais sonhadores, embora sonhar seja positivo, mas podem acabar por não ter a noção clara da realidade. Assim, um negativista deve optar por uma vida mais límpida, e menos nublada, e o positivista por uma visão bem mais real do que utópica.

Embora ser positivista tenha as suas vantagens, acaba também por arrastar consigo alguns contratempos. Ainda assim, o mundo devia girar em torno daqueles que enfrentam a vida e que a conseguem levar com um sorriso nos lábios.

Não se esqueça que por mais grave que um problema lhe possa parecer, há sempre alguém que possui uma história mais negra que a sua. O ideal é ser positivista com um laivo de negativismo.

Da próxima vez que alguém lhe perguntar como está, responda com um sorriso bem rasgado nos lábios ‘Óptima!’. Deixe para trás os ‘Mais ou Menos’ ou o típico ‘Vai-se empurrando a vida.’.

O positivismo, para além de lhe dar outra visão da vida, ajuda-a a um construir um futuro que, certamente, lhe oferecerá mais frutos do que esse presente sombrio para o qual julga ter saída. E o sol continuará a Sorrir, tal como você..

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]