Massagem corporal – o que as mãos podem fazer por si

1751
Massagem corporal
Massagem corporal

A massagem é das mais antigas fórmulas de proporcionar prazer, alívio para as dores e melhorar a saúde, e remonta às origens do próprio homem.

Massagem corporal

Hipócrates denominou-a de Anatripsis, uma acção de fricionar ou de manipulação. A palavra massagem é nova e pode derivar do termo árabe “masah”, que significa “passar suavemente com a mão”.

A cultura chinesa já conhecia este método em 2700 a.C., data de um livro que faz referência à importância das massagens na conservação da saúde. Os médicos da Antiguidade grega e romana recomendavam a massagem como um dos principais meios de cura para várias doenças e como preparação para os desportos. Até a infertilidade poderia ser tratada com as massagens certas.

Após a queda do Império Romano, foram os árabes que se encarregaram de estudar e aprofundar esta arte. Considerada como uma forma de prazer, foi condenada pela igreja durante a Idade Média, e apenas voltou à sua antiga importância no século XVI.

A massagem sueca foi criada por Per Henrik como uma mistura de todos os conhecimentos de técnicas chinesas, ginástica, fisiologia e técnicas ancestrais de massagem. No final do século XIX, a massagem era utilizada pelos cirurgiões e cardiologistas, aplicadas por eles ou por pessoas especialmente treinadas, especialmente mulheres.

Na altura, o nome servia também como fachada para bordéis (o que ainda acontece hoje em dia), o que levou à criação de uma Sociedade de Diplomadas em massagens. Durante a primeira Guerra Mundial foi bastante utilizada como tratamento para as lesões nervosas e nevroses, e começou a contar com o auxílio de aparelhos eléctricos.

Hoje em dia recuperou todo o valor ancestral e é das técnicas mais procuradas, especialmente para combater a doença do século: o stress. Além do mais, a massagem corporal começa a ser encarada como algo necessário e existe uma troca de técnicas entre o Ocidente e o Oriente, com o que apenas ficamos a ganhar.

As massagens melhoram a circulação e relaxam o tecido muscular, ajudam a digestão e aceleram a eliminação de produtos tóxicos do nosso corpo. Deixe-se tentar e sinta o prazer de umas mãos a percorrerem o seu corpo.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]