Proteja o seu cabelo

1305

O seu cabelo precisa de muita protecção e de muitos cuidados especiais. Por isso, aqui ficam algumas dicas…

Existem cabelos mais saudáveis e outros que precisam de um tratamento mais exaustivo, mas todos eles são merecedores da sua atenção e tratamento.

Quando chegar o Verão, o cabelo necessita ainda de mais cuidados do que noutra altura qualquer do ano. A exposição intensa ao sol e o contacto com a água salgada, faz com que o mesmo adoeça e enfraquece substancialmente, se não for devidamente tratado.

O sol ataca o sebo, uma espécie de fina barreira protectora, cuja principal fonte de alimento é a água. Os raios ultra-violetas atacam também a parte superior do cabelo, isto é, a camada superior que depois se acaba por traduzir numa taxa elevada de secura e de fraqueza. Para acabar com esta situação, use um creme, amaciador ou máscara para acabar com esta desidratação.

Todas estas interferências no cabelo, acabam por deteriorá-lo, queimando-o, retirando o brilho e até mesmo alterando a sua cor natural, ou aquela pela qual optou para o pintar. A desidratação do cabelo por causa do calor é muito forte, mesmo que não estejamos sob a exposição do sol, pois o uso de protectores para a cabeça fazem com que a mesma sufoque e por isso, o cabelo não consiga respirar.

O sal é outro dos grandes inimigos do seu cabelo que conjuntamente com o sol, piora ainda mais a situação catastrófica em que o seu cabelo corre o risco de se encontrar. Deve lavar sempre o cabelo muito bem com água e massajá-lo bastante, para o conseguir reanimar. Sempre que possível, use água fria e não água muito quente, pois a água fria é responsável pela saúde e brilho dele.

Jamais pense em secar o cabelo, seja em que época do ano for, e se o fizer, o ar deve estar sempre morno e nunca exageradamente quente. Ao pentear o seu cabelo, utilize escovas e pentes de madeira, com pontas arredondadas. Nunca utilize objectos para pentear que sejam metálicos, ou qualquer outro tipo de acessórios deste material.

Quando o Verão chegar, não vale a pena fazer madeixas ou pintar o cabelo, porque de nada lhe valerá esta atitude. Vai gastar dinheiro, o efeito não é duradouro por causa do sol, e a tinta misturada com o calor e os raios ultra-violetas, ainda trará um efeito pior para o seu estado capilar.

Não só por ser Verão, mas mesmo em outra altura do ano, deverá usar uma boa máscara e creme para que o cabelo esteja sempre cheio de vida e possa transpirar brilho. Existem também no mercado, alguns óleos muito bons para conferir saúde ao seu cabelo, quer à superfície, quer na zona mais interna. A opção é sua, para ver a qual deles se adapta melhor.

A força de cada cabelo varia bastante, conforme o tratamento que lhe confere. Apesar de o Verão ser a época na qual mais se deve preocupar com o cabelo, o Inverno também proporciona os seus estragos diários. O vento, a chuva, os fumos, o frio ou outros elementos externos, são causadores da fraca saúde dos seus fios de cabelo.

Portanto, previna-se e faça também uma consulta ao cabelo, de vez em quando. Uma máscara ou um tratamento especial, acompanhado de umas massagens será o ideal para ele rejuvenescer. Já que é tão simples e fácil, pode ir já metendo as mãos no cabelo e prepará-lo, para a temporada que se avizinha…

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]