Os hábitos que causam rugas

6424
Hábitos para acabar com as rugas
Hábitos para acabar com as rugas

As rugas ocorrem devido à perda do colágeno com o avançar da idade, mas o seu aparecimento pode ser acelerado também por fatores externos.

As rugas causam uma grande preocupação entre a maioria das mulheres. Isso porque são causadas pelo avançar da idade, ou seja, fazem parte de um processo natural que ocorre com todos os seres humanos, o envelhecimento.

Técnicamnete as rugas não são mais do que vincos ou pregas na pele resultantes da perda do colágeno com o avançar da idade. Este processo natural, pode ser acelerado por diversos fatores externos, como por exemplo a intensa exposição solar, tabagismo, excesso de stress, insónias e o consumo de bebidas alcoólicas.

Os principais hábitos que causam rugas são a excessiva exposição solar e a utilização exagerada de expressões faciais. Conheça agora , os hábitos que deve eliminar para retardar o aparecimento de rugas:

Intensa exposição solar

A intensa exposição solar, proibida se não estiver com a  proteção adequada, causa o envelhecimento da pele,  manifestando-se com o aparecimento de manchas, rugas e uma ligeira alteração do tom da sua pele.

Uso exagerado de expressões faciais

Ainda que involuntariamente, algumas pessoas  contraiem os músculos faciais inúmeras vezes por dia, resultado da repetição da mesma  expressão facial constantemente.  Esta contração muscular continua,  ileva inicialmente a uma formação de vincos na pele evoluindo rapidamente para as rugas.

Tabagismo

O tabaco é o maior inimigo da beleza da sua pele, a nicotina quebra as fibras de colágeneo e elásticas, resulta numa pele mais enrugada e sem vida.

Consumo de álcool

O consumo exagerado de bebidas alcoólicas provoca o aumento dos radicais livres (que afetam negativamente o organismo, contribuindo para o envelhecimento precoce, entre outros problemas) e dificulta a absorção dos nutrientes por parte do organismo.

Stress

Situações de stress alteram o funcionamento do organismo humano, dificultando a capacidade de renovação celular da pele e a produção de  colágeno. Tal como, com o consumo de álcool também o stress provoca o aumento da produção de radicais livres, e o consequente aumento de danos na pele.

Dormir pouco/dormir mal

É durante o sono que são produzidas as hormonas do rejuvenescimento, como a melatonina e a hormona do crescimento. Sem as boas 8 horas de sono para recarregar as energias, a renovação celular não consegue fazer o seu papel.

Má alimentação

É preciso seguir uma dieta equilibrada também para garantir a saúde e a beleza da pele. Uma alimentação rica em vegetais, frutas variadas, leguminosas, cereais e hortaliças é a melhor proteção contra os radicais livres, que são os maiores inimigos da pele. Tudo isto porque, as substâncias encontradas nestes alimentos são excelentes antioxidantes, neutralizando a ação dos radicais livres.

Não retirar a maquilhagem

Uma boa maquilhagem pode ser utilizada ao longo dia, inclusivé até ajuda a proteger a sua pele da radiação solar. Mas ela deve ser retirada obrigatoriamente antes de dormir, se não o fizer, a maquilhagem irá obstruir os poros da sua pele, causando-lhe danos irreparáveis.

Apesar de existirem bons tratamentos para suavizar as rugas, lembre-se que o melhor caminho é a prevenção. Agora já conhece alguns hábitos que aceleram o processo de envelhecimento e, consequentemente, ajudam o aparecimento das mal amadas rugas, por isso, pode evitá-los!

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]