Como pode eliminar o mau cheiro dos pés

5800
Como deve eliminar o mau cheiro dos pés
Como deve eliminar o mau cheiro dos pés

Algumas pessoas sabem o quanto é desagradável descalçar os sapatos e as meias e sentir aquele cheiro desagradável proveniente dos pés. Estamos a falar do tão temido mau cheiro dos pés.

Soluções? Algumas, mas todas elas passam por uma boa higiene!

Como tratar o mau cheiro dos pés

Imagine-se a ir passar o primeiro fim de semana fora com o seu namorado. Um ambiente romântico, regado com um bom vinho, música ambiente e, ao descalçar-se, eis que constata que os seus pés transmitem um odor insuportável…

Vergonha, medo do que o outro possa pensar, constrangimento, são alguns dos sentimentos comuns às pessoas que exalam um mau cheiro dos pés.

Nada agradável, o mau cheiro dos pés surge devido a um excesso de súor que consequentemente conduz a um desenvolvimento das bactérias.

O problema do mau cheiro dos pés, popularmente conhecido por “chulé”, pode atingir qualquer pessoa, de diversas idades, de ambos os sexos, embora esta situação seja mais comuns nos jovens, do sexo masculino, o que não significa que os adultos de ambos os sexos não possam sofrer de semelhante problema.

Os jovens, devido à secreção hormonal, têm uma maior tendência para transpirarem. Esta realidade leva a que haja uma maior facilidade para o aparecimento e propagação de fungos e bactérias.

Indubitavelmente, o que vai garantir a saúde dos seus pés é a higiene. Os pés devem ser lavados muito bem, como qualquer outra zona do seu corpo, e devem merecer o mesmo carinho e atenção. O segredo está em secá-los muito bem após os lavar, especialmente na zona entre os dedos.

Esta área deve estar devidamente seca, pois só assim estará a criar uma barreira de protecção à proliferação das bactérias e fungos quando for calçar as meias.

Com toda a certeza que já se interrogou o porquê dos seus pés deitarem aquele cheiro horroroso, ainda que considere que faz uma higiene cuidada. Verdade? O que acontece é que o calçado muito apertado possibilita a formação de suor, e consequentemente do mau cheiro. Se o seu pé não suar, os fungos e as bactérias não terão tendência para se multiplicarem.

Assim, aconselhamo-la a usar calçado não muito apertado, que deixe o pé ligeiramente folgado, e a mudar de meias diariamente. Dê preferência às meias de algodão, e dispense as de poliester, nylon, ou de qualquer outro material sintético.

Há também que ter uma particular atenção ao calçado. Andar com o mesmo calçado muitos dias seguidos pode conduzir ao aparecimento de más condições de estabilidade e saúde para o seu pé.

Quer seja sapatos, botas, sandálias, ténis, saiba que deve sempre deixá-las ao ar livre durante um tempo após os descalçar. Se vier com os pés suados e em seguida for guardar o calçado, está a criar as condições necessárias para que as bactérias e fungos “ataquem” posteriormente.

Em muitos casos, o mau cheiro está relacionado com uma higiene escassa, ou então realizada de forma precária, o que não quer dizer que esse odor não seja proveniente de outros problemas.

Feridas, calos, ou outros problemas nos pés, podem ser responsáveis por esse mau cheiro. Há também a considerar que o odor pode ser proveniente de uma mistura de mais do que uma situação: a falta de higiene e um problema específico no pé.

Aliás, sempre que verificar qualquer uma destas situações, por mais insignificante que a julgue, aconselhamo-la a consultar um médico para que este possa analisar o seu caso.

Existem também à venda em farmácias produtos que conseguem “disfarçar” esse mau odor, e que tratam dos seus pés cuidadosamente. Fáceis de aplicar, este tipo de produtos evitam que os seus pés transpirem, ao mesmo tempo que os protege da praga de fungos e bactérias.

Com todas estas dicas, ser-lhe-á mais fácil descalçar-se sem quaisquer complexos, onde quer que se encontre, e com quem quer que esteja.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]