4 cuidados para ter uns pés bonitos durante todo o ano

8770
Cuidados para ter uns pés bonitos
Cuidados para ter uns pés bonitos

Um pouco timidamente o Sol vai espreitando, e o Verão parece, finalmente, estar a chegar! Exibir um corpo esbelto é importante, mas mostrar uns pés bem tratados é também imprescindível!

Como manter os seus pés bonitos

Quando chega a altura do calor é ver homens e mulheres com trajes menores. Na praia ou na cidade as roupas mais curtas e frescas abundam, e a lei do Verão obriga a que o corpo esteja imaculadamente tratado e esbelto. Contudo, e além de evidenciar um corpo bonito, é também necessário cuidar da pele dos seus pés. Afinal, eles vão andar muito à vista!

Chinelas ou sandálias são os adereços de eleição para os seus pés quando o calor se faz sentir.

Com as elevadas temperaturas que se denotam nesta estação, os pés necessitam de estar ao ar livre para que eles mesmos possam respirar melhor. A moda impera, e dita que as sandálias deste Verão sejam compostas apenas por algumas tiras. Por isso, pés bem tratados são uma exigência, e quase uma obrigação!

Os pés passam o ano todo, excluindo a período do Verão, apertados, a terem que suportar calçado muito justo, em muitas situações de qualidade reduzida, o que faz com que por esta altura seja tempo de os começar a tratar melhor ainda do que até então.

Calos ou calosidades, e a tendência para se apresentarem secos, são os maiores problemas que os pés podem evidenciar neste momento. Por isso, trate de modificar este cenário!

Independentemente da importância que a ida à manicure representa, é imprescindível deslocar-se ao podólogo sempre que reparar num problema mais evidente nos seus pés, ou apenas por pura precaução. Essa dor na zona lateral pode querer significar algo, e esse calo que tende sempre em renascer pode ser também curado com a ajuda de um especialista dos pés, o podólogo.

Lógico que existem pequenos cuidados que você mesma deve executar, não só no período do Verão como também durante o ano inteiro. Assim, quando chegar a altura das sandálias os seus pés não apresentarão um aspecto tão desgastado, como seria de esperar se simplesmente tivesse ignorado o seu tratamento durante todo o Outono/ Inverno.

Sola dos pés

Caso as sinta muito grossas, e até mesmo espessas, aconselhamo-la a utilizar um exfoliante para os pés, ou a limá-las muito suavemente, com uma lixa fina, uma vez por semana, para assim conseguir ativar novas células e eliminar as que já estavam mortas.

Além da lixa ser muita fina é também aconselhável fazer esta operação depois de ter tomado banho, altura em que a pele está mais receptiva a este género de operações. Em seguida, utilize um creme hidratante.

Calos e calosidades

São um dos maiores problemas, sendo estas derivadas do uso de calçado de má qualidade, ou provenientes de calçado que apresente um salto muito alto. Além de má qualidade do calçado, as coisas pioram muito mais se o mesmo está muito apertado ao pé.

Se tem calos nos pés deve recorrer a um podólogo para ele lhe indicar o tratamento adequado, que certamente passará pelo recurso a cremes e hidratantes. Porém, o uso de calçado de má qualidade tem que ser de imediato colocado de parte.

Protetor nos pés

Ao ir para a praia, e quando passar o protetor solar no seu corpo, não se esqueça de o espalhar também nos pés. Esta zona pode ser uma das zonas mais afetadas, caso não tome conta dela devidamente. Não se esqueça que os pés são uma zona muito seca e sensível, e estando em exposição ao sol o perigo de desidratação e queimaduras é ainda maior.

Cuidar das unhas é imprescindível

Como é que você quer exibir as suas novas sandálias quando for sair com aquela pessoa, que finalmente a convidou, se tem as unhas nessas condições? Em primeiro lugar, corte as unhas a seguir ao banho pois assim a tarefa será mais fácil.

Deve cortá-las a direito, e em seguida limá-las para que elas fiquem certas, utilizando uma lima ou lixa. Atenção que não deve arredondar os cantos para que não corra o risco de ficar com as unhas encravadas.

As unhas devem estar cortadas seguindo o tamanho dos dedos do pé, nem mais curtas nem mais compridas. Umas unhas demasiadamente curtas dão um aspecto horrível, e as unhas muito compridas são um sinónimo de desleixo, além de se aglomerar ali toda a sujidade.

Se as quiser pintar, após as ter arranjado, pode optar por um verniz bem discreto ou, e caso seja mais irreverente, opte por cores bem vivas para contrastarem com as cores das suas sandálias.

Se lixar convenientemente as solas dos pés, cortar as unhas, quando elas dão sinais de estarem demasiadamente grandes, proteger os pés com protector solar e hidratá-los ao final do dia, acredite que eles vão respirar de beleza. Porém, a consulta a um especialista dos pés nunca é de rejeitar. Ele mesmo pode dar-lhe muitos mais conselhos e técnicas para os tratar bem!

Finalmente, já vai poder comprar aquelas sandálias que há dias não param de sorrir para si! E, não se esqueça: não é porque os pés na altura do Inverno estão escondidos que não merecem ser tratados! Torne-os uns pés de sonho em qualquer estação!

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]