10 benefícios do abacate para o seu corpo

0
6436

O consumo equilibrado do abacate tem ação positiva no controle do colesterol e ajuda no processo de emagrecimento, conheça os porquês e quais os principais benefícios do abacate.

Por muito tempo o abacate foi considerado um alimento muito calórico, associado ao aumento de peso e gordura corporal. Porém, hoje, já sabemos que o abacate é uma fruta com alto valor nutricional e que trás diversos benefícios para o organismo.

Benefícios do abacate

Apresentamos agora alguns dos benefícios do abacate pode trazer ao seu organismo quando consumido com regularidade:

  • Contém gorduras boas. O abacate é rico em gorduras insaturadas, ‘gorduras boas’ que auxiliam na redução dos níveis de colesterol, além de contribuir para uma redução do ‘mau’ colesterol (LDL-colesterol) e aumento do ‘bom’ colesterol (HDL-colesterol).
  • Promove maior saciedade. O abacate também é rico em omega 9, o que auxilia na promoção da saciedade. Baseado nisto, pode-se dizer que o abacate auxilia no emagrecimento, porque contém gorduras ‘boas’ que promovem a saciedade (omega 9).
  • Previne as doenças cardiovasculares. O abacate contém Beta-sitosterol, um fitoesterol que atua na redução do LDL- colesterol que auxilia na prevenção das doenças cardiovasculares.
  • Evita a acumulação de gordura. O abacate melhora a ação da insulina, ou seja, evita picos de glicose no organismo.
  • Ajuda no trânsito intestinal. O abacate é rico em fibras que aumentam a saciedade e ajudam a melhorar o trânsito intestinal.
  • Possui ação antioxidante e anti-inflamatória. O abacate contém diversas substâncias antioxidante e anti-inflamatórias que reduzem a inflamação das células da gordura e auxiliam no processo de emagrecimento.
  • Protege contra o envelhecimento precoce. O abacate contém vitamina E, Luteína e a Glutationa, extraordinários antioxidantes que, além de auxiliarem no emagrecimento, ainda protegem o organismo de doenças cardiovasculares, cancro e do envelhecimento precoce, trazendo magnificos benefícios para a pele.
  • Auxilia na diminuição da celulite. As substâncias com ação anti-inflamatórias e antioxidantes também são responsáveis pela diminuição da celulite.
  • Previne doenças articulares. O abacate tem ainda uma ação protetora das cartilagens, devido à sua ação anti-inflamatória, sendo um excelente aliado na prevenção de doenças articulares, como a artrite e a artrose.
  • O abacate é rico em nutrientes, como o potássio, cálcio, ferro e fósforo.

Conclui-se sem margem para dúvidas que o consumo equilibrado do abacate tem uma ação muito positiva no controlo do colesterol, diabetes, doenças cardiovasculares, doenças articulares e no emagrecimento.

Leia mais sobre este fruto:

Classificação
A sua opinião
[Total: 3 Média: 4.3]