Mãos que revelam…

0
1507

Cuidar da pele do seu rosto, não chega. É necessário dedicar-se e proteger, o seu pescoço e as suas mãos.

Uma pele divina. Um rosto cuidado, tratado, revelador de uma excelente aparência. Uma roupa clássica, com um corte bem definido, pintada de cores serenas, que se conjugam na perfeição. Que mulher tão jovem! (Pensa). Olha-se para as mãos e… a verdade surge, por entre uma pele gasta, rugosa e velha. Afinal, a idade não perdoa.

Ao passear calmamente na rua, certamente já reparou por diversas vezes, em mulheres impecavelmente vestidas e tratadas, tanto no seu vestuário, como na sua pele do rosto. Chega mesmo a pensar que estão tão bem conservadas, ou que, devem ser mais velhas que você mas, a sua pele já dá sinais de desgaste e as delas, andam longe disso.

Contudo, cuidar da pele do seu rosto, não chega. É necessário dedicar-se e proteger, o seu pescoço e as suas mãos. Estas, são o verdadeiro espelho da sua faixa etária e, por vezes da sua idade precisa.

O frio, o calor, a água muito quente e os detergentes, provocam graves agressões na sua pele. A pele das mãos contém glândulas sebáceas num número reduzido, acabando por provocar-lhe manchas de pigmentação. A pele seca começa a fazer-se sentir drasticamente, e os típicos sinais do envelhecimento surgem em grande escala, se não impedirmos a sua expansão.

A acumulação na pele de proporções extensas de melanina, surge a partir do envelhecimento de sistema de pigmentação epidérmico. A radiação solar promove ainda mais, o aparecimento do envelhecimento deste sistema epidérmico.

A melanina é o elemento preponderante de coloração da pele e, é constituido por melanócitos e queratinócitos. Os primeiros produzem a melanina, e há cerca de 3000 por cada milímetro quadrado nas costas das mãos e, um número inferior a 500, nas palmas.

Os queratinócitos rodeiam os melanócitos. A união de 40 queratinócitos e um melanócito, apresenta-se como sendo, uma unidade epidérmica de melanização. Assim, surgem as típicas manchas castanhas, sinais característicos de envelhecimento.

Evitar na totalidade, o aparecimento destas manchas e manter as mãos como quando se tem 20 anos, não é possivel. O que se pode fazer é cuidá-las com frequência, de preferência diariamente. Use luvas indicadas, consoante as tarefas que realiza, protegendo-as. Evite as agressões e, muito cuidado com o Inverno que as seca e, fere bastante.

O segredo é massajá-las bastante, no mínimo de manhã e à noite. Utilize um bom creme e, após tê-las molhado com água, trate devidamente delas aplicando o creme. A exfoliação é muito importante.Uma vez por semana, a extracção das impurezas que, tapam os poros da pele é imprescindível, produzindo efeitos magníficos. Para além de as massajar, hidrate-as, para que fiquem suaves e flexíveis.

O creme a usar não deve ser gorduroso, mas sim aquele que se absorva rapidamente na pele. Pode para além do creme, realizar alguns exercícos, que lhe são muito úteis: feche os punhos com força, e faça pressão com os dedos. Seguidamente, abra a mão e separe os dedos o máximo que conseguir. Repita-o 15 a 20 vezes. Outra opção, é apertar uma bola pequena, durante alguns minutos. Faça este exercício, para as duas mãos.

Sempre que molhar as mãos, seque-as muito bem e tenha muito cuidado com todo o tipo de agressões, quer seja o frio ou detergentes. A idade não perdoará totalmente, mas sem dúvida, que enganará um pouco…

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]