Cabelos com caspa – um problema a combater o quanto antes

3213
Cabelos com caspa, um problema a combater
Cabelos com caspa, um problema a combater

A Caspa é um dos problemas que aflige muitas pessoas. Embora muitos shampos afirmem fazer milagres, a verdade é que a caspa continua a ser uma verdadeira dor de cabeça.

Cabelos com caspa

A caspa, ao contrário do que muitas pessoas julgam, não é contagiosa. Na realidade trata-se de uma esfoliação da pele em que as escamas da pele morta caem depois de se terem acumulado. Muitas pessoas nem se apercebem de tal facto, apenas quando constatam nas suas roupas os sinais que a caspa deixou.

Uma solução inicial é lavar o cabelo diariamente! Se este gesto for realizado diariamente os resultados podem começar a verificar-se, embora tudo dependa do estado em que já se encontra o problema. Antes de iniciar a lavagem deve escovar muito bem o cabelo, para que a caspa possa ficar solta e ser retirada com maior facilidade.

Porém, é preciso ter em atenção o estado em que se encontra o seu problema. Se estiver numa fase já um pouco avançada, em que o cabelo já está excessivamente gorduroso, aconselhamo-la vivamente a usar um shampoo anti caspa, indicado para esse efeito. Assim, e com o passar do tempo, é bem possível que ao registarem-se avanços seja apenas necessário lavar o cabelo de dois em dois dias.

Shampoo anti-caspa

O shampoo anti-caspa deve ser utilizado de forma correcta para produzir o efeito necessário. Após ter escovado o cabelo, ainda antes do lavar, passe todo o couro cabeludo por água, e só depois aplique o shampoo. Atenção que o shampoo deve ser espalhado por todo o cabelo, e em seguida aguardar cerca de dois ou três minutos até o enxaguar.

Se depois disso registar evoluções no seu problema, após algumas lavagens, pode começar a lavar o cabelo com o shampoo anti caspa apenas uma vez por semana, utilizando nos restantes dias um shampoo normal.

Não deve recorrer àqueles shampoos de supermercado cuja relação preço qualidade não compensa. Isto porque a utilização de um shampoo deste teor apenas vai fazer com que o problema se agrave ainda mais, sem verificar qualquer melhoria. Tente recorrer a produtos de qualidade para solucionar o problema da caspa.

Se preferir o conselho de um especialista não hesite em consultar um médico, até porque se o problema for já muito avançado esta não é apenas uma alternativa, mas sim uma obrigatoriedade.

Estes conselhos são comuns para homens e mulheres, já que este é um daqueles problemas que pode ocorrer em ambos os sexos. Embora qualquer pessoa possa ser atingida pelo problema, existem fases do ano em que a existência da mesma ocorre com maior frequência, sendo provocada por inúmeros factores: frio, transpiração, pouca higiene, ou uma higiene não adequada, e uma enorme tensão nervosa.

Periodicidade da lavagem do cabelo

A caspa é um problema que deve ser tratado quanto antes pois pode originar queda do cabelo, caso não seja devidamente reduzido. Em homens ou mulheres a queda do cabelo pode começar a ser uma realidade, e por isso as lavagens do couro cabeludo são o primeiro passo para começar a corrigir este problema. A velha teoria de que as lavagens diárias, ou de dois em dois dias, faziam com que o cabelo caísse ainda mais é totalmente falsa, e comprovada nos dias de hoje!

Alimentação equilibrada

Uma boa alimentação é também muito importante para quem tem este problema. Frutas, legumes, evitar gorduras e açúcar, é o ideal para que consiga encontrar um equilíbrio para o seu problema. O stress e o álcool são também responsáveis por um agravar do problema da caspa, devendo evitar abusos e excessos. Uma conduta de vida saudável ajuda logo à partida a estabilizar a situação, relativamente a um problema para o qual não há cura definitiva. Por isso, evite certos exageros e a situação estará estabilizada!

Além de seguir todos os conselhos que anteriormente lhe oferecemos, o essencial, e o primeiro passo, é recorrer de imediato a um médico. Também ele lhe indicará esta conduta, embora seja através dele que poderá recorrer ao shampoo que mais se apropria ao seu problema. Não vá pelos conselhos de amigos, utilizando receitas caseiras ou comprando shampoos recomendados por terceiros. A ida ao médico é fundamental!

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]