O choque do Islão de Marc Ferro

913
O choque do Islão Marc Ferro
O choque do Islão Marc Ferro

Marc Ferro assina o choque do Islão, um livro que nos traz a história do Islão desde o século XVIII até à actualidade, estudando em pormenor as causas e o despoletar do dito choque entre civilizações, Ocidente versus Islão tão em voga nos dias correntes, principalmente depois dos trágicos incidentes do 11 de Setembro nos Estados Unidos.

O choque do Islão

Uma boa forma de compreender as motivações e os sonhos de toda a Nação Árabe, e a sua evolução ideológica ao longo dos últimos tempos.

Será este choque um desafio que o Islamismo lança ao Ocidente ou, de modo mais abrangente, o regresso de um Islão que nunca imaginamos ou conhecemos?

Esta é a questão a que Marc Ferro se propõe responder num ensaio esclarecedor e muito actual que dialoga com diversas vozes do Islão e as confronta.

Atentando na dicotomia modernizar o Islão/islamizar a modernidade, Ferro analisa em profundidade o medo do futuro tal como é sentido pelas sociedades islâmicas (provocado sobretudo pela mundialização e pelos perigos que o Ocidente representa) e os diversos caminhos percorridos pelos Estados árabes para o combaterem.

Os fantasmas do colonialismo e da hegemonia ocidental são incontornáveis e Ferro conclui que as relações desiguais, criadoras de frustrações e humilhações, se encontram na base do choque de civilizações.

Um livro destinado a todos aqueles que desejam conhecer o mundo à sua volta e compreender as grandes questões do nosso tempo. Para compreender os acontecimentos do nosso presente; para antecipar os do futuro.

Marc Ferro

É director de estudos na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais. É autor de Histoire de France, La Révolution de 1917 e L’ Histoire des Colonisations, obras de grande sucesso que foram traduzidas para numerosas línguas. Foi ele quem deu vida ao programa Histoire parallèle no canal de televisão Arte. Na Europa-América já publicou Falsificações da História

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]