A arte das tatuagens no corpo está na moda

2238
A arte das tatuagens no corpo está na moda
A arte das tatuagens no corpo está na moda

Tatuar o próprio corpo tornou-se uma moda enraizada no nosso país. Fruto do culto de uma geração, ou apenas uma questão de gosto, o recurso à arte das tatuagens no corpo é cada vez mais evidente.

Desde sempre que o homem teve necessidade de marcar o próprio corpo. As culturas espalhadas pelo mundo inteiro faziam-no com bastante frequência, quer fosse por uma questão de tradição, arte, ou mesmo para simbolizar eternamente um determinado acontecimento, independentemente de ser bom ou mau. O importante era atribuir àquele desenho ou figura o significado correspondente.

A tatuagem no corpo servia também em muitos povos para conseguir identificar determinadas pessoas. Como se de um sinal de identificação se tratasse era, por exemplo, através de diversos sinais que se reconheciam os cristãos, sendo o mais evidente a cruz. Recorrendo à tatuagem para identificar pessoas, estatutos ou identidades passa-se para uma fase na qual o uso de tatuagem não era tão bem visto.

As tatuagens no corpo

As pessoas que usavam tatuagens eram habitualmente relacionadas com um conduta de vida duvidosa, excluída dos padrões da sociedade e fora dos bons costumes e regras sociais. Essa foi a geração que começou exatamente a fazer das tatuagens no corpo uma arte, desenvolvendo técnicas, abrindo estabelecimentos e levando além o gosto e aperfeiçoamento na arte de tatuar. Ainda assim, era difícil encontrar este género de estabelecimentos, sempre à margem social.

A cultura hippie, do ‘Sex, Drugs e Rock n’Roll’, deu luz a esta arte para logo depois a deixar adormecer.

Atualmente, as coisas são totalmente diferentes. Facilmente se encontra, não só na cidade de Lisboa como um pouco por todo o país, estabelecimentos onde é possível dar largas à imaginação e encomendar a nossa própria pintura corporal ou, outra moda dos tempos modernos, fazer um piercing. Basta apenas um pouco de paciência, coragem e algum dinheiro extra!

Tatuar o corpo pode não ser nada barato, dependendo do tamanho de tatuagem que se quer fazer, das cores, do sombreado e do género de traço. Quanto maior for, e a quanto mais trabalho artístico obrigar da parte do tatuador, maior será o valor que pagará por ela.

Todavia, a higiene é obrigatória nestes locais. As agulhas descartáveis são a base de uma tatuagem segura, no que diz respeito à transmissão de doenças como é o caso do HIV. Assim, e se deseja fazer uma tatuagem, deve sempre certificar-se da proveniência das agulhas e, de preferência, conferir o resto da higiene no local. Se tiver um(a) amigo(a) seu que lhe possa dar indicações quanto ao local, melhor ainda!

Cuidados com a tatuagem

Mas, os cuidados com a tatuagem não se ficam apenas pela higiene no momento da execução da mesma. Após ter realizado a tatuagem deve passar por cima da mesma uma pomada para cicatrizar melhor, não apanhar sol nessa zona, nem ir à praia ou piscina.

Após a tatuagem você terá que ter o máximo cuidado com essa zona. A tatuagem estará ainda muito sensível, e é necessário que a crosta que a protege caia por ela mesma para não evitar problemas de maior. Independentemente do tipo de tatuagem que for, temporária ou definitiva, os cuidados durante e depois da execução são fundamentais.

Para aquelas tatuagens no corpo realizadas com tinta Henna os cuidados não são quase nenhuns, já que passado alguns dias ou semanas, consoante o seu tipo de pele, a tatuagem desaparecerá por ela mesma.

A escolha da tatuagem

Nas lojas de tatuagens encontra catálogos através dos quais pode retirar ideias para a sua tatuagem, mas existem muitas lojas nas quais a pessoa pode levar num papel o desenho que pretende e o tatuador desenhá-lo-á no corpo.

Cada pessoa tem um motivo específico para tatuar o corpo: uns dizem ser moda, outros querem experimentar a sensação de ser tatuado, e outros ainda por quererem marcar a diferença. O certo é que se diz que quando se tatua uma vez, é muito complicado não se fazer a segunda ou a terceira.

As tatuagens no corpo, dizem os mestres desta área, funcionam quase como que um vício ao qual é impossível resistir.

Mesmo assim, encontramos muitas pessoas apenas com uma tatuagem no corpo, nas costas, ombros, tornozelos, peito, braço, sendo estes os sítios mais comuns onde se podem encontrar tatuagens.

Os desenhos tribais são os grandes reis das tatuagens, mas são também muito visíveis os típicos golfinhos, sol, a lua, outros animais, o guerreiro ou símbolos chineses. Considerada também uma forma de sedução por muitos, a tatuagem obriga a um cuidado redobrado no momento da sua realização e no período seguinte. Nunca se esqueça disso!

Se quer tatuar uma zona do seu corpo dê largas à sua imaginação, e não se limite a ser apenas o possuidor de mais uma tatuagem. Podem-se fazer coisas bem interessantes em tamanho pequeno e sem gastar muito dinheiro.

É você quem escolhe a durabilidade da sua tatuagem, para sempre ou de duração restrita, mas faça o que fizer não se venha a arrepender depois. Acima de tudo, selecione bem o local onde vai fazer a tatuagem e deixe o resto com o profissional!

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]