Acabe com as discussões em 30 dias

6250
Acabe com as discussões em 30 dias
Acabe com as discussões em 30 dias

Quarta lição: A forma como se dirige ao seu parceiro quando tem alguma coisa a apontar-lhe vai ditar todo o procedimento nos próximos minutos: uma conversa calma se falar de forma relativamente calma e chamar-lhe a atenção, mais uma das vossas discussões se entrar a matar.

Certamente que esta última será a que vai aplicar, e que não vai levar a lado nenhum. Não conseguirá uma resposta ao seu problema, o que interessa não vai ser discutido e só vão conseguir dizer coisas que os magoam mutuamente.

Aqui ficam seis passos para evitar mais uma briga a acrescentar ao rol:

  1. Mantenha a calma: quanto mais calma se mantiver enquanto apresenta os seus pontos de vista, mais fácil vai ser para o seu companheiro acompanhá-la.
  2. Não lhe atire mais do que o que ele pode ingerir: quando estiver a dizer-lhe o que a incomoda , coloque um assunto de cada vez. Se está a falar acerca de uma conta que ele deveria, mas não pagou, não lhe atire com a história da tampa da sanita que nunca é fechada. Cada assunto na sua vez.
  3. Cuidado com os insultos: assim que começar com estes, está tudo estragado. Cada um vai gritar ao outro e ninguém se vai ouvir.
  4. Pense antes de falar: (este devia ser também um conselho para o dia-a-dia): antes de dizer o que quer que seja, e pense se isso o irá magoar. Se a resposta é sim, então coloque o que ia dizer de parte. Qualquer coisa que o magoe vai acabar por a magoar também.
  5. Apresentar todos os pontos: lembre-se que o objectivo é chegar a uma conclusão e não a demolição de ambas as partes.
  6. Acabe com a discussão se esta se tornar demasiado quente: uma vez que nada de produtivo vai sair se ambos estiverem em chamas, adie a conversa. Numa altura mais calma, pergunte ao seu companheiro qual a forma e quando é que ele acha ser conveniente discutirem o assunto.

E agora uma fórmula para a ajudar a colocar as suas opiniões de forma a conseguir que uma discussão termine numa conversa construtiva. Mesmo que os assuntos mudem, a fórmula pode ser aplicada a qualquer discussão.

Imagine que planeou uma noite com boa comida caseira e um vídeo especial. Ele prometeu que vinha cedo, mas às nove da noite nem uma palavra ainda. A esta altura já está a ferver por dentro.

Mas fique a saber aquilo que deve fazer para evitar discussões:

Primeiro passo: arrefeça antes de falar com ele.

Acalmar é, aliás, o primeiro passo para cada acção. Olhar as coisas com calma e não entrar a matar pode resolver melhor os seus problemas. Também é necessário ter tempo para ouvir o que ele tem a dizer (mas não tem de engolir aquela de ter sido raptado por extraterrestres).

Segundo passo: retire toda a raiva da sua mente

Use qualquer método que resulte para si, de forma a deixar que a ira se esvaia. Esmurre a almofada, grite no chuveiro, planeie a sova que lhe poderia dar (tendo sempre em mente que não vai fazer nada disso!!).

Terceiro passo: Faça renascer o amor

Quando está furiosa com ele é difícil compreender porque é que o escolheu e já nem sabe se ainda o ama. Traga ao de cimo recordações do passado, dos bons momentos que viveram ou de um dia especial. Os sentimentos de amor vão sobrepor-se à raiva.

Quarto passo: Espere pelo momento certo

Aproximar-se do seu parceiro para lhe fazer queixas ou tentar discutir algo quando ele está ocupado com o trabalho, a ver a final do campeonato ou a fazer algum hobbie (especialmente aquela soneca após o almoço) é mais que certo que não vai conseguir nada. Espere até que ele esteja disponível.

Quinto passo: frases para quebrar o gelo

Se chegar perto do seu companheiro e lhe disser algo como: “Tenho algo de importante a dizer-te” ou “tenho um problema que precisa da tua ajuda”, na certa que ele vai dar-lhe a atenção que necessita.

Sexto passo: faça-o entender que não quer brigar.

Com frases simples como esta: “Sei que não queres ferir os meus sentimentos, mas preciso que me dês atenção“, vai desarmá-lo e conseguir que ele fale consigo. Assim vai também compreender que estão ambos do mesmo lado e não em campos de batalha opostos.

Por fim clarifique o problema que a perturba. Se ele chegou atrasado, algo do género “Acho que não me querias magoar mas estou muito sentida por teres chegado tão tarde. E era realmente importante para mim que telefonasses a dizer que demoravas, para ficar descansada“, que pode treinar em casa, frente ao espelho, pode fazer milagres.

Uma última palavra.

O casamento é algo que tem de ser encarado de ambos os lados, o bom e o mau. Todos temos alturas boas e outras más. Se tudo corre bem, o casamento é como o céu na terra, de outra forma é puro inferno. Cabe aos dois lutarem para que seja um casamento feliz e sem discussões.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]