Água para Viver

0
734

A água é um bem essencial para a vida de qualquer ser humano. Sem água é muito difícil levarmos uma vida saudável e, por isso, a água é uma necessidade que não podemos ignorar.

Quando o Verão chega é natural que a sede aumente, mas não deve ser somente neste período que deve oferecer água ao organismo. Ainda que seja necessário compensar o organismo da desidratação a que este pode estar a ser sujeito, a verdade é que também na altura do frio a água é indispensável. Saiba, por isso, que a quantidade indicada de água deve estar entre o 1,5 e os 2 litros.

Beba muita água durante todo o dia, por forma a que nunca sinta que o seu corpo está a ficar desidratado. Isso poderá ser um sinal de que o seu funcionamento normal está a ser ameaçado. Com o passar da idade é perfeitamente normal que vá perdendo a vontade de beber água, mas ainda assim é conveniente nunca beber menos que um litro e meio por dia. Ter sempre uma garrafa de água ao seu lado pode ser muito mais benéfico do que imagina!

Se é um desportista convém que estas quantidades de água sejam mesmo obrigatórias, até porque vai ter que repor no organismo a quantidade de água que perdeu no treino. Além da água, é também imprescindível que consuma, caso seja desportista, muitos outros líquidos que compensam perdas que o organismo possa vir a sofrer neste campo. Lógico que, no caso dos desportistas e na estação do Verão, é aconselhável beber ainda mais água do que a aconselhada em outra situação qualquer. Consumir muita fruta é também bastante importante!

Engarrafada ou da rede pública, a água é uma necessidade para o seu organismo. Nas grandes cidades, a água da rede pública não costuma apresentar problemas, mas em locais que não conhece, ou em sítios onde a água não é fiscalizada periodicamente, é preferível optar pela água engarrafada. É uma questão de se informar sobre as condições da água da rede pública. Cuidado ao beber água em fontes ou poços, pois não se sabe o estado da mesma. Para se prevenir é melhor deixar-se dessas aventuras, a não ser que tenha um conhecimento prévio sobre as condições da mesma.

Quando sentir sede não opte por sumos comerciais, gaseificados ou não, pois assim não estará a hidratar adequadamente o organismo. Ficará, pouco tempo depois, novamente com a sensação de sede, e não trará qualquer benefício ao organismo, a não ser um acréscimo no consumo de calorias, pois geralmente estes refrigerantes são contemplados com grandes quantidades de açucares aquando o seu fabrico. Mesmo que possa julgar que está a fazer bem a si mesma, a verdade é que não está a hidratar o organismo da forma mais correcta. Todavia, um sumo de frutas, consumido no momento em que é feito e com fruta fresca, é sempre bastante produtivo. Assim, o organismo será contemplado com muita vitamina e fibra.

O erro crasso de beber uma imperial ou coca cola para matar a sede continua ainda a ser cometido em grande escala. Ainda que produtos como estes não apresentem problemas quando consumidos esporadicamente, a verdade é que sempre que sentir sede a única coisa que deve beber é água para repor o equilíbrio no seu corpo.

De Verão ou Inverno, a água é uma necessidade primária do organismo. Mentalize-se disso, e viva uma vida muito mais saudável!

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]
Partilhar