Optimistas e pessimistas, saiba como distingui-los

1271
Optimistas e Pessimistas
Optimistas e Pessimistas

Há pessoas que se escondem atrás do seu optimismo, e outras que preferem encarar a vida com uma elevada taxa de negativismo. Aprenda a distingui-las!

Optimistas e pessimistas

Nem todas as pessoas têm uma conduta de vida semelhantes. Há aqueles que têm sempre uma palavra de esperança para todas as situações e, outros, os mais pessimistas, fazem de todas as situações um drama irreversível. Assim, saber diferenciá-los pode parecer simples, mas pode também suscitar algumas dúvidas.

O optimista é normalmente uma pessoa confiante, que acredita em si e nas suas capacidades. Habitualmente, ouvi-mo-lo dizer que é capaz de levar os seus projectos por diante, contra todos os riscos e obstáculos que possam surgir. Em contrapartida, o pessimista tende a isolar-se, a fechar-se no seu mundo, único espaço onde sabe que nada nem ninguém o pode atingir.

Raramente o pessimista atribui o fracasso ou o sucesso às suas capacidades pessoais. Frequentemente fala de sorte, azar e destino, únicas características que acha serem possíveis de produzir efeito no dia-a-dia. Desistir é a opção de vida à qual recorre com mais facilidade, enquanto que o optimista continua firme e perseverante em relação ao contratempo apresentado.

Caracteristicas do optimista

O optimista sabe exactamente quando errou, assume as culpas e responsabiliza-se quando as coisas não seguem o rumo primário. Por sua vez, o pessimista raramente percebe quando a responsabilidade é sua, com especial tendência para atribuir a culpa aos seus semelhantes. Exageradamente pacífico, não costuma fazer planos para o futuro mesmo que seja para um período de tempo próximo.

O optimista faz muitos planos para o futuro, imagine-se a viver num determinado local/espaço, com uma profissão estável que lhe proporcione tudo aquilo que deseja e com o qual sempre sonhou. Aliás, todas as acções e gestos da pessoa optimista estão centrados neste ideal futurista que possui e que criou no seu íntimo. Decidido e empenhado o optimista nada tem a ver com o pessimista, que prefere aliar-se à indecisão e hesitação.

O pessimista e a sua autoestima

A autoestima do pessimista é muito baixa, e isso reflecte-se no facto de adoecer com mais frequência que as outras pessoas e de levar mais tempo a recuperar. Tem muita dificuldade em moldar-se a novas pessoas ou situações, enquanto que o optimista adapta-se com uma facilidade muito maior.

Para estes, as coisas vão correr bem, embora os pessimistas nunca julguem que possam encontrar o êxito mas apenas o fracasso.

Lógico que estas pessoas, sejam de um ou de outro grupo, não se conseguem distinguir a olho nú. Por uma pessoa caminhar mais cabisbaixa, possuir um olhar triste e demonstrar uma pose mais apática não comece logo a pensar que a vida dela não gira em torno do optimismo.

As distinções atrás referidas só são possíveis diagnosticar com alguma convivência entre as pessoas, e a partir de um conhecimento razoável entre ambos.

Entre o Pessimismo e o Optimismo as características revelam extremos demasiadamente evidentes, mas nem sempre seguir apenas uma destas duas condutas de vida parece ser a melhor alternativa.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]