Orquídeas suspensas – como plantar orquídeas nas árvores

4218
Orquídeas suspensas - como plantar orquídeas nas árvores

É impossível não se encantar pela beleza e formas exóticas das orquídeas: são mais de 35 mil espécies e cerca de 150 mil tipos híbridos, o que faz da família das orquidáceas uma das maiores do mundo vegetal.  Destas, aproximadamente 90% são epífitas, ou seja, desenvolvem-se apoiadas sobre troncos, criando jardins de orquídeas suspensas.

Por isso, se tem o privilégio de ter um amplo jardim com árvores, pode optar por plantar algumas das suas orquídeas nas árvores. Além de favorecer o desenvolvimento da planta, permite criar uma área verde com flores coloridas e exuberantes.

Como plantar orquídeas suspensas

Para criar um jardim de orquídeas suspensas é preciso começar por selecionar um local iluminado, mas que não receba luz solar direta.

Não deve mudar a orquídea quando esta se encontra florida. Aguarde até que as flores estejam secas e caiam.

Uma vez identificado o local, retire a planta do vaso com cuidado para não partir as raízes. Para facilitar a remoção pode humeder o vaso com um pouco de água.

O ideal é realizar o transplante em épocas chuvosas, pois a humidade do ar ajudará a enraizar melhor as raízes e durante o fim da tarde, quando as temperaturas estão mais amenas.

Coloque as raízes na árvore e forme uma capa com musgo, amarrando-as com uma fita tipo gaze muito estreita biodegradável. Pode envolver as raizes e o musgo com gaze de algodão como se fosse um saco o que irá permitir manter a humidade ao mesmo tempo que garante o arejamento.

É aconselhável colocar a orquídea a uma altura minima de 1,5 m evitando assim algumas doenças causadas por pragas.

A plantação está feita mas é necessário garantir a saúde da orquídea. Para isso deverá regá-la sempre na altura das épocas de seca, mas sem exageros para que a humidade excessiva não cause o desenvolvimento de fungos.

Poderá também fazer uma adubação foliar, semanalmente, durante os primeiros tempos até notar o vigor da orquídea.

Para saber mais sobre orquídeas consulte

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]