Cuidar do Cabelo para o Outono

1464

Começa a chegar o frio e a indesejada chuva, obrigando-nos a ter outros cuidados especiais com o nosso cabelo. Conheça os nossos conselhos!

Esta época é uma das alturas em que o cabelo cai com maior frequência, e são muitas as mulheres que, de ano para ano, constatam a queda do cabelo em maiores proporções. Ainda que este factor possa ter na sua origem muitos outros motivos, a verdade é que o tratamento, cuidado, e hidratação do seu cabelo, são fulcrais para garantir um aspecto saudável, brilhante, e de fazer inveja a qualquer outra mulher.

Nesta altura é importante proteger o cabelo de todas as formas de agressões externas, quer seja vento, fumo ou frio, garantindo a protecção dos mesmos. Embora haja cabelos que por natureza são mais fracos ou fortes que outros, é importante ter em conta que a forma como você trata deles, os cuidados que tem com os mesmos, e os produtos utilizados, são também um dos factores determinantes para a devida força que os mesmos precisam.

A base de tudo é que o cabelo esteja sempre devidamente limpo, necessitando para isso de o lavar com alguma frequência. Todavia, isso não implica que o deva lavar diariamente, até porque as raízes dos cabelos levam cerca de 48 horas a secar. O ideal é fazer intervalos de lavagem de 2 ou 3 dias. As lavagens com produtos neutros são importantes para prevenir a queda do cabelo, mas a verdade é que esse problema pode ter também origem em causas genéticas e hormonais.

Não se limite a esfregar o cabelo, de forma agressiva, enquanto o lava com o shampoo. Deve, por isso, tratá-lo com o maior carinho, fazendo massagens no couro cabeludo, e tendo a certeza que aquando da passagem por água não ficou qualquer vestígio de shampoo no cabelo. Estes são factores que podem prevenir a queda do seu cabelo. Um outro pormenor importante é a forma como o seca. Acredite que é preferível secá-lo ao natural do que com o secador, pois neste último caso há a tendência para o cabelo se partir com uma maior facilidade.

A alimentação é também importante para prevenir a queda do cabelo. Manter uma dieta equilibrada, saudável, implementa um cabelo bonito, brilhante e apto a criar maiores defesas para a defesa de todo o couro cabeludo. O tabaco, álcool, ou o café devem ser evitáveis, ou, quanto muito, consumidos em doses muito moderadas. Naturalmente, o cabelo ficará mais baço, seco, áspero, e sem vida, se abusar do consumo deste produtos.

O estado psicológico em que a pessoa se encontra define igualmente a apresentação do seu cabelo. Cansaço, ansiedade, preocupações, stress, são factores que podem interferir no aspecto do cabelo e da pele. Mantenha uma atitude calma, positiva, e tente colocar os problemas para “trás das costas”! Não leve uma vida demasiadamente agitada pois, e tal como o seu corpo e pele, também o seu cabelo precisa descansar. Dormir um sono descansado, respeitando a média de horas por noite, cerca de oito, só lhe vai fazer bem a si, aos cabelos, e à sua saúde, num âmbito geral.

Se, ultimamente, quando tem lavado o cabelo tem notado que a queda é, de facto, preocupante, tente alterar a forma como conduz a vida. Evite determinados excessos, cuide da sua alimentação e dê aos seus cabelos todos os mimos que ele merece. Em último caso, procure um especialista! De Verão ou de Inverno, o cabelo necessita sempre de cuidados específicos pelos quais você é a única responsável. Verá que quando os fizer, o seu próprio cabelo vai sorrir de satisfação!

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]