O Réveillon no Brasil, conheça os costumes deste país

1328
Réveillon no Brasil

Cada lugar do mundo o Réveillon é comemorado de uma forma, conforme as tradições de cada país. Neste artigo vamos falar um pouco sobre os costumes do Réveillon no Brasil, bora lá???

Réveillon no Brasil

Primeiramente vamos falar sobre o significado da palavra Réveillon que é de origem francesa e descreve “festa de passagem de ano”, onde inicialmente, esta palavra era usada para descrever uma refeição leve que era feita à noite. Apenas por volta do século XX o termo Réveillon passou a designar as celebrações do Ano Novo.

Algo em comum entre os países é que a passagem do ano costumam ter grandes atrações com espetáculos de fogos de artifício e no Brasil não é diferente, a fazer com que grandes cidades brasileiras em algum ponto turístico, se concentrem na queima de fogos.

Conheça alguns dos locais onde acontecem as principais festas no Brasil:

  • São Paulo – Avenida Paulista
  • Rio de Janeiro – Praia de Copacabana
  • Fortaleza – Praia de Iracema
  • Salvador – Praça Cayru
  • Belo Horizonte – Lagoa da Pampulha
  • Recife – Toda área litorânea

Já que o ano novo representa uma nova oportunidade de realizar objetivos e estabelecer novas metas, o povo brasileiro não foge das superstições para conseguir tudo o que deseja. Confira:

Réveillon no Brasil - Roupa Branca
Réveillon no Brasil – Roupa Branca

Usar roupa branca

Umas das tradições mais fortes, em que a maioria dos brasileiros se vestem de branco durante a virada do ano. Significa paz e purificação espiritual.

Réveillon no Brasil - Presentes para Iemanjá
Réveillon no Brasil – Presentes para Iemanjá

Presentes para Iemanjá

Adeptos e simpatizantes de religiões como umbanda e candomblé vão à praia lançar flores ou qualquer outra oferenda a Iemanjá (a deusa dos mares). Significa sorte para o ano que está por vir.

Réveillon no Brasil - Pular 7 ondas
Réveillon no Brasil – Pular 7 ondas

Pular 7 ondas

Muitos brasileiros pulam sete ondas e fazem pedidos para cada uma delas, pois o número 7 tem um significado espiritual, e ao pular as ondas, você invocará Iemanjá, que te dará forças para passar por cima das dificuldades do ano que está por vir.

Réveillon no Brasil - Lentilhas
Réveillon no Brasil – Lentilhas

Lentilhas

A lentilha é praticamente um prato obrigatório na ceia de muitas famílias brasileiras. Significa que terá um ano farto e com muita comida.

Réveillon no Brasil - Não consumir aves
Réveillon no Brasil – Não consumir aves

Não consumir aves

Os supersticiosos acreditam que na noite de Ano Novo não se deve consumir aves, como galinha ou frango, pois elas ciscam para trás e isso significa atraso na vida.

Réveillon no Brasil - Usar lingerie colorida
Réveillon no Brasil – Usar lingerie colorida

Usar lingerie colorida

Usar cuequinhas de cor durante a virada de ano servem para atrair energias que favorecem determinado setor da vida ou a realização de desejos. Cada cor tem um significado específico, sendo:

  • amarelo: dinheiro,
  • rosa: amor,
  • vermelho: paixão,
  • roxo: prosperidade,
  • azul: tranquilidade,
  • branco: paz
  • preto: afasta as energias más.

Já conhecestes um pouco dos costumes e tradições do Brasil, porém, não importa o país em que estejas, o mais importante, é estar bem consigo mesma e começar o ano com bons pensamentos, afinal, como diz o ditado: “bons pensamentos, atraem bons acontecimentos”.

Feliz 2019!

Classificação
A sua opinião
[Total: 2 Média: 5]