Um contraceptivo adesivo para as mulheres

1954
Um contraceptivo adesivo para as mulheres
Um contraceptivo adesivo para as mulheres

No próximo ano, a Johnson & Johnson disponibiliza nos Estados Unidos da América, e posteriormente na Europa, um novo método contraceptivo adesivo, de dosagem semanal, tão eficaz como a pílula.

Este novo método contraceptivo é, nada mais nada menos, do que um autocolante que deve ser aplicado sobre a pele. Já aprovado pela Food and Drug Administration, FDA, este método contraceptivo actua através de uma aplicação semanal do referido emplastro, que após a libertação de hormonas da pele para a corrente sanguínea previne a gravidez.

Contraceptivo adesivo

Ortho Evra funciona como a pílula, mas em vez de ser tomado via oral é colado na pele, em formato quadrado e de autocolante.

Colocado semanalmente durante três semanas consecutivas, e descansar na quarta semana, data na qual se dará a menstruação, o autocolante respeita o período de 28 dias e garante 99% de eficácia na prevenção da gravidez, tal como a pílula contraceptivo, desde que seja utilizado segundo as indicações referidas no produto.

O sistema foi testado clinicamente mais de 70 mil vezes, em 3300 mulheres de todo o mundo, segundo garantia da Johnson & Johnson. Colado directamente na pele feminina, o autocolante pode ser colocado e retirado pela própria mulher que o utiliza.

Ortho Evra não é mais do que um autocolante bege de 4 cm de lado, extremamente macio e fino, e que pode ser facilmente usado debaixo das roupas, uma vez que é muito discreto e que não se nota minimamente.

Este autocolante pode ser colocado em pontos chave que garantem a prevenção da gravidez. De semana a semana, as mulheres podem usá-lo em zonas diferentes, desde que o mudem sempre ao mesmo dia da semana.

Nas nádegas, abdómen, na zona superior do corpo, isto é, na parte da frente ou de trás, excluindo a área dos seios, e o antebraço, são locais onde o Ortho Evra não deve ser colocado.

O Ortho Evra é fornecido apenas com prescrição médica, sendo o seu preço semelhante ao da pílula contraceptiva, pelo que as mulheres devem consultar o seu médico antes de o adquirirem.

O seu uso não é muito aconselhável em mulheres fumadoras ou com história de problemas cardiovasculares, assim como se deve também ter em conta os eventuais efeitos secundários registados na aplicação do autocolante: irritação da pele, náuseas, dores de cabeça, infecções respiratórias, dores abdominais, e cãibras menstruais.

Este novo método contraceptivo contém hormonas semelhantes às utilizadas nos contraceptivos orais e nas pílulas, daí que os riscos aumentam quando falamos de mulheres fumadoras, com problemas de coração e, em especial, com uma idade superior a 35 anos.

Os enfartes e ataques de coração são um risco muito sério, e com o qual não se deve brincar.

A mulher está também mais susceptível ao aparecimento de cancro da mama se fumar, e recorrer à pílula ou a este recente contraceptivo, uma vez que ambos contêm os mesmos constituintes.

A revolucionar o panorama da contracepção nos EUA e na Europa o Ortho Evra será, certamente, um método contraceptivo que agradará a muitas mulheres! Resta-nos aguardar pela sua chegada ao nosso país!

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]