A Pele dos Gatos

2464

Cuide dele correctamente e, deixe-o exibir a sua pelagem…

Qualquer um gosta de ter um aspecto vigoroso e saudável. Até mesmo, um simples gato. Portanto, o pêlo dos gatos, deve estar sempre bem tratado e apresentável. Existem diferentes tipos, formas e cores de pêlo, por isso é necessário saber, como lidar com estas diferenças. Embeleze o seu gato e, faça-o sentir-se vaidoso e, a si…

O pêlo é o rosto dos animais e, é através dele que se observa o estado saudável de um animal. Com os gatos, passa-se exactamente o mesmo. O pêlo merece cuidados especiais e tratamentos correctos, para que esteja sempre apresentável. Mais importante que a apresentação, é que o próprio pêlo determina o tamanho do animal. Tal como os cães, também os gatos têm raças. O comprimento, a cor, o formato, tal como a espessura e o tipo de pêlo, indicam a raça do gato. O motivo pelo qual, existem vários tipos de pêlo, tem a ver com a combinação dos pêlos primários com o sub-pêlo e, com a selecção natural e a reprodução selectiva.

Os criadores de gatos têm vindo a alterar a sua penugem original, com cruzamentos entre raças, criando novas texturas. Surgiram os matizados (branco misturado com outras cores), os carei (vermelho/negro e azul/cinzento com pontos creme ou vermelhos), e os point (têm as patas, cauda, orelhas e face mais escuras).

Os gatos de rua têm geralmente uma pelagem que parece um tigre, com várias cores, a que se dá o nome de tabby. Esse colorido, é o resultado da pigmentação do pêlo e da influência da luz. Por sua vez, a raça dos ticked parece a mistura de várias outras, já que tem cores diferentes por toda a pelagem.

Há felinos que têm um pêlo que varia de comprimento, consoante a época: se no Verão o pêlo é curto, no Inverno fica mais comprido. Normalmente, eles têm uma pelagem dupla, mais volumosa, com uma capa interna grossa. A única excepção a isto, embora não totalmente reconhecida, é a raça Sphynx. Estes gatos têm o corpo coberto apenas por uma espécie de penugem, têm pêlos nas patas e sobrancelhas e, uns bigodes curtos.

Os gatos de pêlo comprido, precisam de vários cuidados. Os que vivem ao ar livre, mudam de pelagem, apenas uma vez por ano. No entanto, se tiver um gato de pêlo comprido em casa, ele muda o pêlo, constantemente.

Neste caso, deve ter especial atenção, retirando os pêlos que caem duas vezes por dia, para evitar a sujidade. Para isso, deve polvilhá-lo com pó de talco, escová-lo, e eliminar as bolas de pêlo. Os pêlos caídos devem ser todos retirados, senão o animal pode engoli-los.

Os gatos de pêlo curto não precisam de tanta atenção, já que eles cuidam eficazmente da sua higiene diária sozinhos. Basta o dono afagar o seu pêlo, que está a ajudar na sua manutenção. O melhor para estes gatos é um acondicionador à base de essência de louro, que retira toda a gordura do pêlo, dando mais brilho à sua cor. De pêlo curto, os gatos têm a oportunidade de exibir melhor, a sua robustez e elegância.

Se tem um gato em casa, não se esqueça que ele só deve tomar banho se estiver, muito sujo ou gorduroso. Cada animal necessita de tratamento permanente, em todos os aspectos. O gato é extremamente sensível, e adora todos os mimos que lhe fazem, mas também gosta de se mostrar bem reluzente, especialmente em relação ao seu pêlo.

Cuide dele correctamente e, deixe-o exibir a sua pelagem…

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]