Qual a almofada mais adequada para a sua postura durante o sono?

43
Qual a almofada mais adequada para a sua postura durante o sono?

Dormir – a palavra mágica depois de trabalhar um dia inteiro e ter tido coragem ainda de passar uma hora e meia no ginásio. Chego a casa exausta, cozinho, mas o que vai na minha cabeça é o momento em que deito na minha cama a ver um filme, que vou ver apenas 15 min, e depois já estou tipo bela adormecida. O descanso mais do que merecido, o descanso que todas nós merecemos, dormir bem, para que no dia seguinte estejamos prontas para enfrentar mais um dia nas nossas vidas.

Quando me deito, aquilo que peço é silêncio (apesar de agora as pessoas adorarem fazer barulhinho na rua, é o “verão” que fala mais alto) e peço também que não esteja demasiado calor nem demasiado frio. Ah, e que o meu colchão esteja confortável e pronto para me acolher no vale dos lençóis.

Uma das questões que sempre fiz a mim mesma é se quando vou dormir, a minha almofada é adequada ao meu sono e à minha posição de dormir. Todos nós temos a “nossa almofada”, que muitas das vezes já tem vários anos… coisa que, pensando bem, não parece lá muito saudável, mas a nossa paixão por ela é maior que esses pensamentos.

Muitas vezes nem nos lembramos que um bom descanso, e o bem-estar da nossa cervical, dependem da almofada que usamos quando dormimos. É importante que o travesseiro esteja adequado quer se durma de barriga para cima, barriga para baixo ou até mesmo de lado. A almofada vai sempre influenciar a nossa cabeça, pescoço e coluna vertebral, pois é suposto estes estarem alinhados. Acho que todos nós já tivemos, pelo menos uma vez, aquela experiência horrível de acordar e ter dores, ou nas costas ou no pescoço. E não é suposto tal coisa acontecer, isso só acontece porque, muito provavelmente, estamos a dormir com uma almofada que não serve para as nossas necessidades do sono.

O facto de muitas das vezes usarmos almofadas que não satisfazem as nossas necessidades pode levar a problemas graves de saúde. Ou porque são demasiado altas, demasiado firmes ou simplesmente porque compramos a primeira almofada que vimos (na loja sueca) e achamos que era bonita e suficiente para o nosso sono. Por isso, há que adequar o tipo de almofada ao tipo de sono e posição em que dormimos.

Portanto, daqui para a frente, essas dores vão desaparecer se seguir estas dicas assim que for comprar a sua almofada na tal loja sueca que tanto adoramos.

Qual a almofada mais adequada para a sua postura durante o sono?

Vamos lá rever as principais formas de dormir e como adequar a almofada a essas posições:

De costas

Para quem dorme virado de barriga para cima, o material da almofada é indiferente e pode escolher: viscoelástico, látex, fibra ou flocos… A única premissa que deve ter em consideração quando vai comprar a sua almofada é a altura do travesseiro. A altura da sua almofada não deve ser excessiva, a fim de manter a coluna vertebral alinhada com a sua cabeça de forma a o peso do seu corpo estar distribuído de forma igual e não provocar dores indesejadas.

Para baixo

Dormir de barriga para baixo, é pessoalmente a minha posição de eleição e de muitos portugueses, mas infelizmente é uma postura que deve evitar ao dormir apesar de ser uma posição muito comum para a maioria das pessoas. Esta postura é prejudicial tanto para o pescoço como para a parte inferior das costas, pois tende a sobrecarregar essas zonas do corpo.

Mas se não conseguir dormir noutra posição sem ser esta, deve usar almofadas de fibra e devem ser muito baixas.

De lado

Já para quem prefere dormir de lado, o mais aconselhável é utilizar travesseiros viscoelásticos, de latex ou mesmo de fibra. O objetivo é que a almofada consiga ocupar o espaço que fica entre o ombro e a cabeça quando se deita de lado. O ideal é escolher uma almofada que seja da mesma altura que a distância do ombro, desde o pescoço até ao início do braço.

Mais…

Agora já sabe qual a almofada perfeita para o seu sono descansado, mas há que lembrar que há cuidados que não podem ser descurados. É muito importante que renove a sua almofada de dois em dois anos e proteja o seu travesseiro sempre com uma cobertura impermeável e respirável. Para além disso, é essencial que lave semanalmente as capas das almofadas tal como os seus lençóis, o sono será muito mais descansado e fará melhor à sua saúde.

Agora é a altura de por à prova estas dicas e bons sonhos…

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]