Pé de Atleta

0
1670

Aquilo a que vulgarmente chamamos de ‘Pé de Atleta’ é uma infecção nos pés causada por fungos que pode vir a estender-se a outras zonas.

A micose dos pé ou o popular ‘Pé de Atleta’ é um problema que costuma afectar muitas pessoas. Trata-se de uma infecção nos pés causada por fungos, e que se localiza principalmente na área que une o 4º ao 5º dedo do pé. O ‘Pé de Atleta’ costuma provocar prurido, fissuras, originando também o descamar da pele nessa região. Com o passar do tempo, há sempre a probabilidade da zona afectada estender-se também às áreas que ligam os restantes dedos, podendo mesmo atingir a planta do pé.

O ‘Pé de Atleta’ tem a contrapartida de se alastrar muito rapidamente por todo o pé, chegando também às unhas e, em casos extremos, pode mesmo atingir outras zonas do corpo humano. É uma doença tratável e contagiosa, já que a pessoa com ‘Pé de Atleta’ pode vir facilmente a contagiar outras pessoas saudáveis. Habitualmente, os locais fechados, com pouco ar e especialmente húmidos são os locais mais apropriados para que o ‘Pé de Atleta’ se propague mais facilmente entre os seres humanos. Nas piscinas, praias, balneários, ou em locais públicos onde necessariamente tenha que andar descalço, é aconselhável andar com chinelos ou sapatilhas para que não venha a contrair esta micose dos pés.

Os fungos dermatófitos são os responsáveis pelo popular ‘Pé de Atleta’, e pertencem a dois grupos distintos, o Trichophyton e mentagrophytes, embora o primeiro grupo seja mais habitual e aquele que se tem vindo a registar com mais incidência. Este género de fungos tem estado a ser estudado com particular atenção, uma vez que para além de causar problemas na pele tem ainda adicionado à sua presença problemas ambientais. Embora no meio em nosso redor o número de fungos seja diverso e de número elevado, convém não esquecer que muitos deles não são prejudiciais embora outros possam originar doenças infecciosas e contagiosas.

Temos que nos mentalizar que, embora a designação da micose tenha implícita uma ideia de desporto, o Pé de Atleta pode atingir qualquer pessoa, independentemente da idade e da prática ou não de desporto. Convém ter particular atenção se costuma ter muita comichão entre os dedos dos pés, e se essa comichão tem vindo a ficar mais intensa nos últimos tempos. Deve igualmente ter particular atenção às unhas dos pés. Se notou alguma alteração das mesmas deve consultar, tal como na situação anterior, um dermatologista para que ele confirme ou não a suspeita de ‘Pé de Atleta’.

Nunca ande descalço em locais onde, à partida, seria para estar, mas recorra sempre aos seus chinelos. O problema é que nos ginásios, saunas, piscinas, balneários, ou em outros locais de desporto, passam, diariamente, muitas pessoas e algumas podem ter esse problema, mesmo que o ainda não tenha sido diagnosticado semelhante situação. O risco de contágio é muito elevado!. Por isso, deve ter o máximo de cuidado. Caso diagnostique este problema em si, a melhor solução é dirigir-se a um dermatologista.

Optar por fazer tratamentos caseiros, ir atrás de conselhos de amigos ou auto proclamar-se dermatologista, e comprar uma pomada para esse efeito, não é a alternativa correcta. Procure um especialista quanto antes!

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]
Partilhar