Prática de Yoga – uma arte corporal e mental muito em voga

0
2538

Com origens que remontam à Antiga Índia, a prática de Yoga é uma filosofia de vida ou uma forma diferente e mais saudável de estar no mundo.

Prática de Yoga

O Yoga é uma arte corporal e mental praticada na Índia desde há milhares de anos, tendo como base um conhecimento empírico acumulado ao longo do tempo e que tem como meta o auto-conhecimento.

Existem diversas correntes de  prática de Yoga, cada uma das quais adoptando o nome do mestre que a desenvolveu, sendo actualmente as mais conhecidas técnicas o hatha yoga e o swasthya yoga.

A prática do Yoga, esta é associada aos conceitos de poder, força, energia. Yoga é uma palavra masculina que significa união, integridade, integração e que se baseia em técnicas que ensinam como respirar melhor, como relaxar, como usar a concentração e trabalhar os músculos, as articulações, os nervos, os órgãos internos, etc. através de exercícios físicos que respeitam o ritmo biológico do praticante.

O Yoga original é caracterizado por uma postura naturalista, não mística e sensorial. O ser humano está submetido a um stress crescente e é solicitado para várias direcções ao mesmo tempo.

Benefícios da prática regular de Yoga

Com a prática do Yoga, é proporcionado um meio de se reencontrar e de descobrir um sentimento de unidade.

O método consiste em agir sobre o que é possível, começando pelo mais acessível: o corpo e a respiração.

O trabalho corporal desenvolve a força, a flexibilidade, a energia e a harmonia do corpo, agindo sobre os músculos. O exercício tonifica e flexibiliza a coluna vertebral e regulariza o funcionamento do sistema neuro-vegetativo, acção reforçada pelo trabalho respiratório, particularmente favorável para o equilíbrio psicológico.

O Yoga deve ser praticado de preferência durante a manhã, antes do pequeno almoço, ou duas horas depois de uma refeição. Tradicionalmente, o Yoga pratica-se de manhã, virado para o Sol, como indica o nome de certas posturas.

Em Portugal são muitos os estabelecimentos que oferecem aulas de yoga, das colectividades locais às escolas profissionais, cabendo-lhe a si a escolha para uma vida melhor, mais saudável e satisfatória.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]