I Ching, a arte da adivinhação chinesa

0
1585

Segundo a lenda chinesa, Fu Hsi criou os trigramas e combinou-os em hexagramas há mais de cinco mil anos. Estava criado o I Ching, uma das mais remotas formas de adivinhação proveniente da civilização chinesa, uma das mais antigas do mundo.

História do I Ching

Adivinhar o futuro é uma das maiores obsessões de sempre da história do homem. Desde os magos que acompanhavam as tribos nómadas de caçadores, aos astrólogos dos reis e sultões, aos atuais parapsicólogos, a tentativa de vislumbrar o que está para lá das brumas do futuro tem sido uma arte cada vez mais refinada, recorrendo mesmo à ajuda de computadores.

Como todas as civilizações, também a China possui uma forma de adivinhação que tem passado gerações e que, para além de vislumbres possíveis do futuro, dá também respostas para questões mais filosóficas.

A arte de adivinhação do I Ching é proveniente de alguns livros extremamente antigos, escritos em tiras de bambu e encontrados em escavações arqueológicas no noroeste da China, num período anterior à dinastia Chou (1150 – 249 a.C.).

Aliás, poucos livros existem com uma origem tão remota quanto estes, tendo apenas como equivalente próximo o Velho Testamento.

Símbolos do I Ching

Os primeiros caracteres e símbolos do I Ching foram gravados em ossos e conchas.

O I Ching ou Livro das Mutações tem servido de inspiração para o Confucionismo e o Taoísmo e está firmemente enraizado na cultura chinesa. Não se trata de um livro religioso, nem apresenta crenças únicas, antes mantém uma convicção não religiosa e dá uma orientação individual, com uma resposta para cada pessoa e para cada questão.

Os hexagramas do I Ching

O I Ching é constituído por sessenta e quatro hexagramas, originados de oito trigramas, cada um com a sua complexidade e interpretação:

  • chiten, o criativo;
  • k’un; o receptivo;
  • chên, o incitar;
  • k’na, o abismal;
  • kên, a quietude;
  • sun, a suavidade;
  • li, o aderir;
  • tui, a alegria.

Através do lançamento de pedras marcadas com os diferentes hexagramas ao mesmo tempo que se formula uma questão, de forma clara, a combinação de imagens fornece a resposta que pode ser válida por vários dias ou mesmo meses. Não se deve insistir na mesma, o que implica falta de respeito e esta consulta deve apenas ser feita uma vez por dia.

A forma como se age em relação ao I Ching depende de cada um individualmente, porque esta técnica ajuda cada indivíduo a viver a vida de forma integral, a ser criativo e a abrir as portas do universo.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]