Um encontro com a Parapsicologia

3859
Parapsicologia
Parapsicologia

Quantos fenómenos não ocorrem á sua volta sem que os consiga explicar? Serão fruto da sua mente, divagações mentais ou meras ilusões ópticas? Um encontro com a Parapsicologia poderá explicá-los!

A parapsicologia, segundo a definição em muitos manuais, é uma “ciência que tem por objectivo a constatação e análise dos fenómenos à primeira vista inexplicáveis, mas possivelmente resultado de faculdades humanas“. As enormes dúvidas relativamente a factos sobrenaturais que rodeiam o ser humano continuam a ser uma incógnita para muitos, um estudo para outros, e ainda um meio para fazer dinheiro fácil através de burlas e falsidades.

O sobrenatural existe há muitos séculos atrás, tornando-se numa área de interesse e de necessidade de explicação ainda na Idade Média. Quem não se recorda de castelos assombrados, mulheres que adivinhavam vidas futuras, ou ainda de mortos que entravam em contacto com os vivos através das populares sessões espíritas? A verdade é que se o mundo em nosso redor evolui, nomeadamente ao nível da tecnologia, nesta área as dúvidas continuam a ser quase as mesmas, à excepção de novas ramificações que vão surgindo no mundo do oculto e de descobertas feitas ao nível das capacidades do cérebro, as descobertas não têm sido muito mais significativas.

A parapsicologia destina-se a estudar, precisamente, o inexplicável, e todos aqueles fenómenos que são regidos por padrões anormais, tentando encontrar uma explicação para fenómenos que não aparentam ter qualquer fundamento ou razão de ser: objectos que se movem, vozes e ruídos que se ouvem, sombras e vultos que desaparecem com a mesma tempestuosidade com que surgem. É neste âmbito que a parapsicologia tenta actuar, procurando explicações válidas para situações impensáveis e para as quais o racional não consegue encontrar uma lógica.

Esta ciência dedicada aos fenómenos paranormais não teve inicialmente a designação de parapsicologia, sendo apenas rotulada como tal a partir do momento em que foi publicado um trabalho científico sobre uma área específica – a telepatia. Para o mundo, a parapsicologia nasceu no ano de 1896, quando apareceu na imprensa americana e europeia o seguinte texto/questionário : “ Desde o primeiro de Janeiro de 1874 até hoje, você teve a impressão ver um ser humano ou de ser tocado por ele sem que possa atribuir essa causa a nenhuma causa normal externa? Ouviu alguma voz humana? Somente nos referimos a sensações experimentadas quando você estava completamente desperto.” Assim, a parapsicologia foi dada a conhecer ao mundo inteiro!

A verdade é que hoje já sabemos que a percentagem que utilizamos do nosso cérebro é muito reduzida, e que grande parte das suas funções estão num estado de sonolência profunda. No entanto, estas capacidades ganham uma nova vida quando falamos do subconsciente, pois neste âmbito as nossas capacidades podem funcionar amplamente. Os grandes mestres da parapsicologia são as pessoas que as utilizam em grande escala, e que possuem uma maior capacidade de as compreender, ainda que em muitos casos não as consigam fundamentar racionalmente.

Nos dias que correm, a parapsicologia é reconhecida um pouco pelo mundo inteiro e tem como principal objectivo o estudo de “fenómenos paranormais“. Rotulados como “fabricações da mente“, a verdade é que há ainda quem considere os fenómenos no qual se inserem aparições, ruídos estranhos, mensagens do além, entre outros, como sinais do outro mundo, e um sinónimo evidente de que os mortos estão a transmitir qualquer mensagem ou sinal aos vivos. Desta forma, ainda não se conseguiu chegar a uma conclusão unânime relativamente a este género de fenómenos, verdadeiras incógnitas para muitos, e formas de extorquir dinheiro de outros, que recorrem às suas falsas explicações para tentar enganar os seres humanos.

Grande parte dos fenómenos que a parapsicologia se propõe a explicar nunca vão conseguir encontrar a sua real explicação.

O estudo dos fenómenos, e entenda-se por fenómenos todos os factos naturais e surpreendentes, que impressionam a vista ou a imaginação, reúne diversas disciplinas. Por isso é que a parapsicologia se designa por interdisciplinar, uma vez que reúne disciplinas como a teologia, a filosofia, ou psicologia. A grande dificuldade da parapsicologia é que os fenómenos não podem ser explicados racionalmente por forma a que todos os compreendam da mesma forma e lhes atribuam o mesmo significado.

Para uns são coisas do oculto, e para outros tratam-se de meras criações da mente humana. Daí que surja a confusão e uma dificuldade extrema em aceitar como verdade absoluta muitas das explicações dadas por esta disciplina. Se já foi testemunha de um destes acontecimentos, ou sentiu algo diferente, como um toque ou ruído, nós não podemos dar-lhe a explicação para isso. Certamente, a parapsicologia responder-lhe-á às suas dúvidas, e talvez perceba o porquê desses vultos que vê e dos ruídos que ouve durante a noite!

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]