Por Terras Brasileiras: Recife

1370

O Brasil é sobejamente conhecido pelas suas temperaturas amenas e praias com um areal extenso. Hoje, vamos até ao Recife, no Estado de Pernambuco, Brasil. Porto Galinhas

Antigamente, o Recife pertencia a Olinda e era uma mera extensão deste local. Mas, Olinda foi invadida pelos Holandeses em 1630 e, após a terem destruído, os holandeses instalaram-se no porto de Recife. É precisamente nessa altura que Recife deixou de ser uma simples extensão de Olinda para tomar as formas pelas quais hoje é conhecido. Quando os holandeses foram expulsos já a cidade de Recife estava bastante desenvolvida, destacando-se como o principal centro urbano do Nordeste brasileiro.

Actualmente, à região de Recife estão associadas as praias de areais extensos, e muitas vezes totalmente desertas, as feiras e eventos característicos da zona, o famoso Carnaval de Recife, os diversos monumentos e prédios que relembram a arquitectura e cultura portuguesa, holandesa, e francesa, bem como as suas danças tradicionais, como é o caso do frevo. Ir a Recife e não visitar praias como a Boa Viagem, situada num dos bairros mais requintados de Recife, e locais de areais inesquecíveis como Calhetas, Porto de Galinhas, Tamandaré, Ilha de Itamaracá, ou Fernando Noronha é um autêntico pecado.

Se não tiver tempo para visitar tudo, aconselhamos-lhe vivamente dois locais, além da praia da Boa Viagem: Porto Galinhas e Calhetas. A Praia da Boa Viagem está situada em pleno Recife no bairro da Boa Viagem, e a agitação nesta zona é intensa, quer seja de dia ou de noite, devido à abundância de estabelecimentos comerciais e de vida nocturna. De aconselhar também uma visita ao Shopping Center do Recife, muito perto da praia, e onde poderá comprar reduzidos biquinis.

Calhetas é uma praia extraordinária. Situada no final do morro do município de Cabo Santo Agostinho, aí encontra um género de duas baías, e se quiser deliciar-se com um peixe delicioso, acompanhado por um bom sumo tropical, no cima da encosta da praia, não se acanhe. Um dos locais mais populares do Nordeste brasileiro é a vila de Porto de Galinhas. Antiga vila de pescadores, o seu areal tem cerca de 12 km e as suas praias fazem a delícia de qualquer um. Repletas de piscinas naturais, com corais e recifes, águas límpidas, onde a transparência é o ponto dominante, de águas hiper calmas de temperatura amena (habitualmente 28 graus) e, por vezes, mesmo quentes, Porto de Galinhas é, de facto, um paraíso.

Os coqueirais que se aglomeram na praia, os peixes coloridos que dão vida às águas transparentes, e os desportos aquáticos são mais alguns pontos fortes destas praias. Não se iniba e dê uma volta de jangada, faça jet sky, ou parta num passeio de barco. Uma obrigatoriedade: desfrute de toda esta beleza marítima dando um passeio de buggie pelo areal e, porque não, acompanhada de uma ‘água de coco.’ Não deixe também de fazer um safari, onde encontrará as famosas cachoeiras e inúmeras outras surpresas.

Não deixe de ir também a um dos muitos restaurantes que existem em Recife, ou no ‘Villarejo’ de Porto de Galinhas, beber um ‘chôpinho’, comer um frango ‘desossado’, e em seguida rumar a uma das muitas ‘danceterias’. Aí prove um verdadeira caipirinha! Mas, cuidado para não abusar na dose! Fique também a saber que os preços das coisas, comida, bebidas, ou recordações, são bastante acessíveis nesta zona do Brasil e que, além do mais, cada vez mais existem viagens ao Brasil onde já estão incluídas as idas a Recife e Porto de Galinhas, o que não a faz depois gastar dinheiro extra.

O Mercado do Recife ou as pequenas lojas em Porto de Galinhas são uma tentação à qual é quase impossível resistir, caso queira poupar dinheiro. Porém, traga uma daquelas garrafas de areia que são um verdadeiro mimo! Aproveite também para ir até Olinda, conhecido por ser o local mais português da zona, e perca-se num misto de história, cores e beleza. Tudo nesta região é único, e estas vão ser umas férias que indo com os seus amigos ou com o seu companheiro vão ser inesquecíveis! O Brasil é mesmo assim: um misto de beleza, sedução, misticismo e romantismo! Você vai ficar apaixonada!

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]