Precauções com bebidas enlatadas

1376
Precauções com bebidas enlatadas
Precauções com bebidas enlatadas

Os portugueses são adeptos das bebidas enlatadas. Com muita frequência vemo-los a beber por uma lata qualquer, sem saber os riscos que esse ato pode trazer posteriormente.

As bebidas enlatadas já existem há muito no nosso quotidiano. Em qualquer café, restaurante ou estação de serviço é possível pedir uma bebida em lata, seja ela um sumo ou uma cerveja. Alheios aos riscos que uma simples lata pode trazer, os portugueses aumentam cada vez mais o seu consumo de bebidas enlatadas sem saberem o que uma lata pode esconder.

Precauções com bebidas enlatadas

As bebidas que se apresentam em latas não primam pelo máximo de higiene. Não se sabe muito bem onde é que andaram, quem lhes tocou, e os micróbios que ali se instalam. Apesar de ser muito mais prático e cómodo, a lata raramente está totalmente limpa e isenta de riscos para a saúde.

Quando entrar num restaurante ou estabelecimento comercial e, observar o empregado limpar a lata de bebida que você pediu com um pano, não fique de imediato descansada. Primeiro, porque você não sabe se o pano está limpo e, segundo, porque essa limpeza pode juntar mais micróbios aos já existentes.

Contudo, pode também acontecer você nem ver de onde é que a lata veio ou sequer saber se a mesma foi minimamente limpa. Aqui, a situação é bem pior.

Assim, e tendo em conta estudos e reacções recentemente constatadas, chegou-se à conclusão que beber por uma lata implica, antes do seu consumo, cuidados especiais que não deve nunca ignorar. Em primeiro lugar, lave sempre a parte de cima da lata com água corrente e sabão, para acabar de vez com as bactérias, micróbios ou outros ‘residentes’ que ali se tenham instalado.

Se possível, beber a dita bebida com uma palhinha será ainda mais eficaz na prevenção da sua saúde. Não se deve esquecer que as latas, quer sejam de bebidas ou de alimentos, permanecem muito tempo em armazéns ou locais com muita sujidade antes de serem consumidas. O resultado desta exposição à sujidade e malefícios para a nossa saúde não é o mais positivo.

Para ter a perfeita noção daquilo que lhe estamos a dizer, fique a saber que a tampa de uma lata pode estar ainda mais suja e infestada que uma casa de banho pública. Os vermes e as bactérias são em larga escala provocadores de graves doenças para a saúde.

O aviso está dado! Antes de tomar uma bebida em lata, lave muito bem a tampa e utilize uma palhinha. Para se prevenir mesmo, só utilizando as habituais garrafas de vidro ou de plástico. A opção é sua!

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]