Dia Internacional da Juventude, celebra-se a 12 de Agosto

1950
Dia internacional da juventude
Dia internacional da juventude

Se não aceitas um jeans qualquer, uma música qualquer, porque vais aceitar um futuro qualquer? Eis o lema que a Secretaria de Estado da Juventude escolheu para a comemoração do 1º Dia Internacional da Juventude e a que as três operadoras de telefones móveis têm enviado ao longo dos últimos dias para milhares de números de telemóveis.

Dia internacional da juventude

No ano de 1998, de 8 a 12 de Agosto, o nosso país recebeu a 1ª Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pala Juventude onde foi adaptada a Declaração de Lisboa sobre Políticas e Programas de Juventude.

Este é o primeiro ano em que o Dia Internacional da Juventude é comemorado em todo o mundo. A data escolhida remete-se ao dia do encerramento da 1ª Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pala Juventude.

O dia 12 de Agosto foi escolhido pela Delegação do Panamá, em representação das delegações de Angola, Argentina, Brasil, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Guatemala, Guiné Bissau, Haiti, Jamaica, México, Paraguai, Moçambique, Peru, Portugal, São Tomé e Príncipe e Venezuela, para apresentar uma resolução para a proclamação deste dia como o Dia Internacional da Juventude.

A resolução foi aprovada a 17 de Dezembro de 1999, na 54ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que recomendou ainda que o dia fosse comemorado com a organização de actividades de informação pública.

O programa está disponível no site da Secretaria de Estado da Juventude, se bem que não se perceba muito bem o que é comemoração especial deste dia e o que são as actividades em agenda para os meses de Verão.

O último dia da Conferência em Portugal foi especialmente importante para os jovens de todo o mundo.

Em plenário foi adoptada ainda a “Declaração de Lisboa sobre Políticas e Programas de Juventude” que reconhece os jovens como “uma força positiva com um enorme potencial para contribuir para o desenvolvimento e progresso das sociedadese os Governos signatários presentes comprometeram-se a implementar medidas várias de promoção do direito dos jovens à participação no desenvolvimento, paz, educação, emprego e saúde.

Pela primeira vez, Portugal acolheu uma Conferência Mundial onde estiveram presentes mais de 160 estados membros da ONU, agências especializadas e organizações várias. Tal foi possível por iniciativa da Secretaria de Estado da Juventude em Cooperação com as Nações Unidas.

E para que os adultos de todo o mundo não esqueçam a força que os jovens representam, é de esperar que este dia seja comemorado por todos os anos que virão.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]