A festa da Páscoa antes de Cristo, o regresso da Primavera

5111
A festa da Páscoa antes de cristo
A festa da Páscoa antes de cristo

A Festa da Páscoa é mais antiga que a Cristandade. Simbolizava o retorno à Primavera, após o tempo de privação e desolação, do Inverno. Celebrava-se a Páscoa, fazendo ofertas às Deusas da Natureza. Com a Cristandade, esta Festa foi adaptada, para celebrar a ressurreição de Cristo.

A festa da Páscoa

A festa da  Páscoa, antes da Cristandade, significava a festa de comemoração da vinda do bom tempo, após os temporais, o frio e aridez invernais. Celebrava-se com oferta do melhor cordeiro do rebanho, às Deusas lunares (Deusas Telúricas) e às Deusas da fertilidade (Deusas das águas). Simbolizava o retorno à fertilidade das terras, à luz, à vida.

O nome Páscoa deriva do hebreu Peschad, do grego Paskha e do latim Pache. Contudo, a história deste nome está intimamente ligado à Deusa Easter, divindade da madrugada, da fertilidade e da Primavera.

O equinócio da Primavera

A festa desta Deusa acontecia em Abril e acendiam-se, em sua homenagem, fogos sagrados nos montes das terras nórdicas. Altura esta, que também os antigos romanos celebravam o equinócio da Primavera. Assim, a palavra Páscoa estava intimamente ligada a Easter, deusa da Primavera e da ressurreição da natureza.

Aquando a Cristandade, os primeiros cristãos começaram a festejar a ressurreição de Cristo, na altura da Páscoa dos judeus, ou seja, no primeiro dia da semana. Mas, os Gentios queriam celebrar a Páscoa ao Domingo.

Cálculo da data da Páscoa

Esta discórdia levou que, em 345 d.c. se estabelecesse em Concílio das Igrejas Cristãs, a data de celebração da Páscoa. Determinou-se então que, a Festa da Páscoa ocorreria no primeiro Domingo após ao 14º dia de Lua Pascal. A Lua Pascal é no 14º dia depois do equinócio da Primavera, a 21 de Março, se esta ocorrer a um Domingo, então a Páscoa será celebrada no Domingo seguinte.

Domingo de Páscoa

O Domingo de Páscoa é sempre celebrado entre 22 de Março e 25 de Abril. Poderá adiantar-se que, a Páscoa no próximo ano será a 15 de Abril, em 2002 a 31 de Março, em 2003 a 20 de Abril, em 2004 a 11 de Abril e em 2005 a Páscoa será celebrada a 27 de Março. A Páscoa marca, deste modo, todas as festividades religiosas cíclicas.

Das imensas lendas e mitos relacionados com a celebração da Páscoa, há a crença que, se o Domingo de Páscoa for quente, sê-lo-ão todos os Domingos posteriores, pré-definindo até, ao tempo do Natal…

É tradição na Páscoa comer o folar, oferecer ovos a familiares e amigos e trocar lembranças com os padrinhos, época especialmente dedicada a padrinhos e afilhados, pela sua simbologia Cristã ligada ao baptismo. É uma época ligada à abundância, excesso de guloseimas, resultado da abstinência da Semana Santa, trocam-se presentes e os tão tradicionais ovos da Páscoa.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]