O Senhor dos Anéis com as principais marcas mundiais

1659
O senhor dos anéis
O senhor dos anéis

Um dos livros mais aclamados da literatura britânica contou ontem com a estreia mundial na sua adaptação ao cinema. Escrito pelo filósofo e linguista J. R. R. Tolkien, O Senhor dos Anéis foi escrito entre 1936 e 1949, ainda que tivesse sido lançado somente em 1955.

O Senhor dos Anéis

As suas vendas dispararam nos tops mundiais literários, e a história foi adaptada agora ao cinema criando uma enorme expectativa em torno deste clássico.

As principais marcas mundiais como a Coca-Cola, Pepsi-Cola, Adidas, Nike, Nestlé, Burger King, Cuétara, entre muitas outras, recorreram aos direitos de imagem da superprodução O Senhor dos Anéis para acções de promoção dos seus respectivos produtos e marcas. Em Portugal, os direitos de imagem de O Senhor dos Anéis são representados pela TBZ-Biplano, empresa de licencing e marketing promocional.

A Burger King realizou um contrato mundial para a realização de promoções de loja e menus com as personagens criadas por J.R. Tolkien e adaptadas para cinema por Peter Jackson. A Cuétara desenvolveu uma promoção que consiste num jogo para os seus produtos Tosta Rica. Neste caso concreto da Cuétara a licença é válida para Portugal, Espanha e Grécia.

Ao associarem os seus produtos e marcas ao evento do ano a nível mundial na área do cinema estas empresas conseguem, desde logo, uma relação custo/benefício muito positiva uma vez que a promoção e mediatização de O Senhor dos Anéis são uma garantia de notoriedade e visibilidade.

Só nos Estados Unidos o lançamento do filme é acompanhado por uma fortíssima campanha promocional no valor de 50 milhões de dólares. O site oficial de O Senhor dos Anéis”recebeu, no dia do lançamento das primeiras imagens, cerca de um milhão e seiscentas mil visitas. Só nos primeiros seis meses deste ano o site foi visitado 357 milhões de vezes.

A Nestlé também adquiriu os direitos de imagem, a nível mundial, de “O Senhor dos Anéis” para os seus produtos Cheerios e Golden Grahams à semelhança da Coca-Cola. A Electronic Arts adquiriu a licença para o desenvolvimento de jogos interactivos em vários suportes incluindo Internet enquanto a Toy Biz, empresa do ramo de brinquedos, desenvolveu uma linha de bonecos e acessórios em PVC tendo por base as personagens do filme.

O Senhor dos Anéis, cujo custo total ascende a 270 milhões de dólares, tem estreia marcada em Portugal para o próximo mês de Dezembro”. “As Duas Torres” e o “Regresso do Rei” completam esta trilogia e têm estreia prevista para Dezembro de 2002 e de 2003, respectivamente.

A TBZ-Biplano detém várias marcas licenciadas em diferentes áreas: no desporto, onde a TBZ é a agência “Sport Lisboa Benfica”; é também a agência mundial que representa a marca do F.C. Barcelona; na área da Televisão com os “Teletubbies” e na área dos brinquedos onde a TBZ disponibiliza licenças para marcas como “Trivial Persuit”, “Monopólio”, “Pictionary”, Popeye, Dragon Ball, Betty Boop, Smurfs, Gato Félix, entre outras.

“O Senhor dos Anéis” é um filme a não perder, já em exibição nas telas de cinema mundiais, incluindo Portugal!

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]