Nora de Pat Murphy

1644
Nora
Nora

Nora um filme de Pat Murphy

Nora

Nora foi a amante e paixão da vida de James Joyce, musa inspiradora das suas obras e que influenciou a sua vida de uma forma inegável. Baseado no livro sobre as memórias de Nora Barnacle, recolhidas por Brenda Maddox, este filme retrata oito anos da vida em comum do casal acompanhando-os desde Dublin onde ela trabalha como criada num hotel e onde se apaixonam até Itália, onde o casal acaba por se instalar.

James Joyce, um homem com imensos conflitos interiores é interpretado por Ewan MacGregor, um personagem bem longínquo do seu último trabalho no filma ‘Guerra das Estrelas – parte I’.

A sua amante, Nora Barnacle é interpretada por Susan Lynch, conhecida pela sua participação em ‘Entrevista com o Vampiro’ e que apresenta aqui uma mulher cheia de força de vontade, irreverência e sensualidade face a um homem que apenas consegue realizar todo o seu génio através da bebida.

Os dois conjugam uma enorme força sexual que escandaliza a sociedade de uma Irlanda no início do século e que aumenta com os seus constantes conflitos.

Dirigido por Pat Murphy, o filme deixa muito a desejar no sentido de apresentar uma história que prenda o público, limitando-se a deixar retalhos da vida do casal, dando mais atenção aos pormenores de sexo do que à história que se poderia desenvolver ou mesmo aos cenários (demasiado repetitiva a imagem que surge nas viagens de comboio).

Recomenda-se que leia primeiro uma boa biografia do autor e de Nora e veja depois o filme.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]