Estreia de Pollock

1457
Pollock
Pollock

Pollock um filme de Ed Harris

Pollock

A história de Jackson Pollock, um dos grandes pintores dos E.U.A., salta agora para as telas dos cinemas portugueses pela mão do carismático Ed Harris.

A vida de um dos maiores artistas dos Estados Unidos da América é agora revelada na totalidade, desde o momento em que Pollock começa a fazer furor nas galerias americanas. Quem era Jackson Pollock? Um artista nato ou alguém em busca do sucesso, exigindo sempre mais de si mesmo?

Jackson Pollock era um artista polémico, fruto de uma energia criativa estonteante, mas que nunca estava devidamente satisfeito com o seu trabalho. Um alcoólico irreversível que soltava arte a cada pincelada é a ilação que podemos retirar do filme. Recorrendo a métodos pouco convencionais, Pollock pintava no chão, em cima da tela, e através de pinceladas, que tão pouco chegavam a tocar a tela, exprimia o que o seu íntimo armazenava.

O filme ‘Pollock’ é o espelho do que foi a vida deste artista. Realizado por Ed Harris, e interpretado Pollock pelo mesmo artista, a película consegue levar até ao espectador as frustrações e fantasmas que aprisionavam Jackson Pollock. Falecido aos 44 anos, no ano de 1956, num acidente de automóvel, em que Pollock desafiava a própria morte, as suas obras não mais foram esquecidas sendo hoje em dia uma das grandes referências da pintura americana.

Iniciando a sua carreira a partir de alguns traços surrealistas, Pollock nunca se conseguiu afirmar como um verdadeiro surrealista. As suas obras revelavam laivos deste movimento, mas era sempre evidente a tentativa por produzir algo de diferente. O filme demonstra eficazmente todas as tentativas, vitórias e derrotas, de um homem que era movido pela arte, mas também pelo álcool.

De realçar a excelente interpretação de Ed Harris no papel de Pollock, bem como a interpretação de Marcia Gay Harden, no papel da companheira de Pollock, Lee Krasner. Também ela uma artista, acabaria por colocar em segundo plano o seu trabalho para passar a gerir a carreira de Pollock. Foi esta mulher a impulsionadora de grande parte da carreira de Pollock, e a verdadeira consciência de um homem muitas vezes dominado apenas pelo álcool, renunciando à criação artística.

A película ‘Pollock’ é um desfilar de cenas que tentam revelar o mais fielmente possível a vida de Jackson Pollock até à hora da sua morte, numa noite em 1956. Completamente viciado no álcool, Jackson Pollock foi até aos limites e acabaria por ter um fim trágico, numa altura em que a sua relação com Lee estava já totalmente destruída.

De destacar também as imagens emblemáticas de quadros de Pollock, a entrega de Ed Harris à interpretação, e a forma como o próprio conteúdo da biografia de Pollock foi abordado. Na realidade, não se pretende retractar um herói, mas sim um criador artístico, com problemas inegáveis de alcoolismo que o levaram à ruína.

‘Pollock’, nomeado para dois óscares da Academia, estreia hoje nas salas de cinema portuguesas. Um filme de Ed Harris, com a interpretação do mesmo no papel principal, contando ainda com a participação de Val Kilmer, num papel bastante apagado, Jeffrey Tambor, Marcia Gay Harden, entre outros. Descubra a história, em alguns momentos trágica, de um dos maiores pintores dos Estados Unidos da América!

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]