Chocolat nas Salas de Cinema

1376
Chocolat
Chocolat

Do mesmo realizador de ‘Cider House Rules’, Lasse Hallstrom, ‘Chocolat’ é o filme que estreia hoje nas salas de cinema. Com5 nomeações para os Óscares da Academia, ‘Chocolat’ é mesmo uma ‘delícia’.

Chocolat’ é baseado na novela de Joanne Harris. Conservando o nome original da novela, o filme é um atentado à linha de qualquer pessoa. Constituído por imagens de chocolate verdadeiramente soberbas, a história é passada numa aldeia perdida e recôndita da França, com costumes religiosos muito fortes, e onde nada acontece, até ao dia em que uma ‘estranha’ mulher se instala na aldeia.

Vianne Rocher e a sua filha de 6 anos chegam a Lansquenet, e desde essa altura que as coisas perdem a tranquilidade de outrora. Mãe solteira, Vianne Rocher decide abrir uma ‘chocolaterie’ exactamente durante o período de Quaresma. O facto deixa os aldeãos confusos, mas a curiosidade chega a ser maior que a força da religião e há mesmo quem abdique dos mandamentos de Deus em prol dos desejos da gula.

A história de ‘Chocolat’ não se baseia apenas nos problemas que esta mulher teve em implementar este negócio de chocolates. O filme apresenta também diversas histórias de habitantes desta aldeia que, por força do destino, acabam por encontrar em Vianne, e no seu chocolate, a felicidade e aconchego. Uma idosa com diabetes em fase terminal ou uma mulher que é vítima de violência física por parte do marido são apenas duas das histórias que complementam este ‘Chocolat’.

Paralela a estas histórias, há ainda a história de Vianne que o espectador vai conhecer no decorrer do filme e que lhe vai permitir compreender o porquê de Vianne estar sempre a mudar de residência. ‘Chocolat’ privilegia o espectador com imagens absolutamente fascinantes de várias iguarias com chocolates, e vai ser mesmo difícil não saciar o desejo de chocolate nos momentos posteriores ao culminar do filme.

Será o chocolate uma forma de alterar o pensamento das pessoas ou de conseguir prendê-las a uma determinada ideia? Esta é uma questão que deixamos aos nossos leitores, que certamente só nos vão responder depois de apreciarem este ‘Chocolat’. O filme reflecte os pensamentos da igreja e os seus princípios, e a forma como a chegada desta mulher pode colocar em causa todo o ridículo de uma moral antiquada e já sem as raízes estáveis de outrora. É também inserido na moral contrária aos bons costumes que encontraremos Johnny Depp, um viajante, que reserva alguns problemas ‘morais’ na pequena aldeia francesa.

Chocolat’ é um filme interessante que reúne em si momentos de pura comédia e diversão, sem que contudo possa ser rotulada como uma comédia no verdadeiro sentido da palavra. ‘Chocolat’ contém 5 nomeações para os óscares da academia na categoria de melhor filme, melhor actriz, melhor actriz secundária, melhor argumento adaptado e melhor banda sonora. Um rol de qualidade que não pode perder!

O filme conta com a participação de Johnny Depp, Juliette Binoche (Vianne), Judi Dench, Alfred Molina e Lena Olin. Estreia hoje, dia 16 de Março, e temos a certeza que vai ser uma delícia saborear este ‘Chocolat’.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]