AI Artificial Intelligence nas Salas de Cinema

1224
AI Artificial Intelligence
AI Artificial Intelligence

AI Artificial Intelligence um filme de Steven Spielberg

AI Artificial Intelligence

O mais recente filme de Steven Spielberg chegou recentemente ás salas de cinema portuguesas. Esta é a história de um menino robot que, simplesmente, queria ser humano.

“AI Inteligência Artificial” é a história de um menino robot cujo mais desejado sonho era tornar-se ser humano. Premonição para o futuro ou, simplesmente, um argumento criativo, a verdade é que este projecto é já muito antigo. Stanley Kubrick há muito que pretendia fazer o filme, entregou o projecto a Spielberg, e foi após a morte de Stanley Kubrick que o realizador de “2001-Odisseia do Espaço”, “Laranja Mecânica”, entre outros, deu rosto e voz à ideia.

Humanos e robots, sonhos e desejos, aspirações e conflitos, são os pilares nos quais foi construído o filme evidenciando o papel determinante da tecnologia nessa realidade. Ao jeito tão característico de Spielberg, encontramos cenários em que humanos e seres mecanizados entram em conflito, ainda que a personagem central seja um menino de 11 anos, Haley Joel Osment, na pele de David, um andróide de última geração.

Com rosto e corpo de menino, David não é nada mais do que uma máquina no seu interior, programado para amar, adoptado por uma família. É precisamente no conflito entre a tecnologia e as emoções, se assim lhe podemos chamar, que David sonha em encontrar a fórmula para ser um menino como todos os outros, com todas as características humanas naturais. E, isso, será apenas possível, ou talvez não, com o auxílio de Gigolo Joe, papel representado em “AI Artificial Intelligence “por Jude Law.

Este pode ser um futuro verificável daqui a algum tempo- um futuro no qual as tecnologias não tenham qualquer limite, e onde tudo possa ser realizado a partir de máquinas. A verdade é que a história de “AI Artificial Intelligence” retracta isso mesmo: um casal cujo filho foi diagnosticado com uma doença terminal, acaba por levar para casa o primeiro menino robot, David, especialmente programado para amar a sua mãe.

A disputa entre emoção e tecnologia vai estar presente no decorrer de todo o filme de Spielberg. Aplaudido pela crítica, não só pelo tema que aborda, como também por todo o enredo, cenários e pela forma como foi elaborado, “AI Artificial Intelligence” é uma excelente opção. Realizado por Steven Spielberg, protagonizado por Haley Joel Osment, Jude Law, William Hurt, entre outros, esta pode ser a imagem mais real de um futuro muito próximo de todos nós!

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]