Lareira: fonte de calor ou objecto de decoração?

3769
Lareira: fonte de calor
Lareira: fonte de calor

A lareira é considerada uma estrutura doméstica, comum em muitas casas, pode-se queimar alguma lenha, aquecendo assim a sala ou outra divisão, proporcionando-lhe um ambiente mais acolhedor.

Nas habitações mais tradicionais a lareira era utilizada para aquecer, cozinhar e iluminar. Actualmente é usada como objecto decorativo durante a estação quente e como fonte de aquecimento durante a estação fria. Houve tempos em que a lareira era uma parte essencial num lar, hoje só algumas casas a possuem.

Em locais com climas agrestes, ou no Inverno, a lareira ainda prevalece como centro de um lar. Nestas circunstâncias as pessoas concentram-se em seu redor para conversar ou realizar outras actividades de uma forma mais íntima, desfrutando do calor e do ambiente acolhedor que a luz de uma lareira cria.

Como limpar a sua lareira?

Para eliminar a fuligem nas lareiras de pedra natural, utilize água quente e detergente liquido com 400 gramas de pó de pedra-pomes e meia chávena de amónia, bem misturados.

Comece por escovar a fuligem, retirando o máximo de quantidade possível. De seguida, aplique a mistura com um pincel limpo. Deixe actuar durante cerca de meia hora e esfregue com uma escova dura e água quente.

Finalmente, enxague bem com água quente. Aplique regularmente uma camada de parafina liquida nos utensílios de ferro, utilizando um pano.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]