A noiva nas malhas da guerra

2138
A noiva de Luís Galvão Teles
A noiva de Luís Galvão Teles
- pub -

Nas emboscadas da Guiné há um amor que resiste para lá das fronteiras. E no coração de Portugal, o outro amor aguarda o seu regresso. “A Noiva” é o cenário desta paixão.

Estávamos em pleno regime Salazarista. Portugal adormecia ao som da ditadura e Laura (Catarina Furtado) adormecia a pensar em Jorge Almeida (Marco Delgado). “A Noiva” é o próximo filme da SIC e tem na sua alma a história de um amor, que o regime de Salazar levou mas que os ecos da Guiné não fizeram esquecer.

Realizado por Luís Galvão Teles e escrito por Cristina Boavida, “A Noiva” assenta num trio amoroso cuja principal arma é a paixão. Laura ama Jorge, que se viu obrigado a partir para a guerra por circunstâncias alheias à sua vontade. No decorrer do tempo, Laura é confrontada com a notícia que Jorge faleceu na guerra.

Sensível e muito humana, Laura é professora primária de crianças surdas-mudas guardando dentro de si a dúvida, a todo o instante, que Jorge não morreu na guerra. Todavia, os factos e as certezas começam a ser cada vez mais evidentes, até que uma reviravolta trará a mudança deste cenário. Apenas com pouco mais de três meses de casamento com Jorge, Laura é uma mulher desesperada que procura a verdade sobre o seu marido.

Eduardo (Diogo Morgado) é um amigo de Laura e Médico-Tenente do Hospital Militar, que cresceu juntamente com ela. Eduardo tenta a todo o custo aproximar-se de Laura, numa altura em que esta se encontra fragilizada e necessitada de apoio e carinho. E no decorrer do filme irá alcançar, mas apenas em parte, o sonho de possuir Laura.

. pub .

A Noiva” tem no seu elenco nomes como: Patrica Tavares, Igor Sampaio, Natalina José, Carlos Narciso, Pedro Tavares ou Daniel Nascimento, entre tantos outros. Estes são os rostos de uma história de desejos e de sonhos contraditórios, que chocam com os interesses dos seus semelhantes. Este é o filme em que a aparente realidade pode nada ter a ver com verdade dos factos.

- pub -

Do filme “A Noiva” surge “Laura”, música de João Gil e letra de Catarina Furtado, na qual Lena d’Àgua , Diogo Infante e Jorge Palma dão voz ao triângulo amoroso do filme: Laura, Jorge e Eduardo. Outra das curiosidades do filme é que as cenas da guerra foram gravadas em Alcochete, bem na zona pantanosa, para conferir a ideia de que tudo aquilo se passava no mato da Guiné.

A Noiva” é um filme cuja alma está em Laura, e que avança à medida que os sentimentos desta também evoluem. Laura é o pulsar de todo o filme, em que tudo se move adaptado aos seus desejos e sentimentos.” A Noiva” é um filme dramático. Um drama de Guerra e um drama de Amor. Mas, afinal o que aconteceu verdadeiramente a Jorge? Seja paciente e aguarde, logo mais, pelo desfecho…

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 4]
- pub -