Mulheres são quem mais imprime fotografias

1739
São as mulheres que mais imprimem fotografias
São as mulheres que mais imprimem fotografias

‘Viagens’ e ‘família’ são os temas que os portuguesae mais registam em álbuns de fotografias. Cerca de 70% das pessoas que recorrem a álbuns fotográficos impressos são mulheres, revela um estudo desenvolvido pela Dreambooks, sobre as tendências de consumo de álbuns fotográficos em Portugal, o qual teve como amostra 2.085 inquiridos. Neste estudo, cada um dos inquiridos indicou, também, os dois temas de eleição para a criação destes álbuns, tendo o tema ‘viagens’ registado 58,3% das preferências, seguindo-se o tema ‘família’ com 57,9%.

Estes dados prendem-se ao facto de serem as mães o grupo mais ativo no mercado da fotografia. “Consideramos as mulheres um grupo sensível, atento, com um gosto muito apurado e que gosta de eternizar todos os grandes momentos das suas vidas, como é o caso da infância dos seus filhos.

Aliás, as mães são quem mais captura, imprime e partilha fotografias, e na maior parte dos casos são fotografias dos filhos, afirma o responsável. Com base no mesmo estudo, conclui-se que 40,4% dos inquiridos fotografa mais no Verão e 31,5% no Inverno, tendência esta com base nos períodos de férias dos portugueses.

“Na maioria dos casos os portugueses procuram registar aquela viagem em família ou de amigos e recordá-la num álbum personalizado com frases que tenham marcado o momento ou, simplesmente, o nome dos locais visitados”. O mercado da fotografia em Portugal tem ainda muito por onde crescer. “O aparecimento de novas tecnologias e as novas tendências de consumo, como é o caso da valorização de presentes de grande efeito visual a preços acessíveis, podem vir a desenvolver em forte escala o nosso setor de atividade”, explica.

Refira-se que o Grupo procurou reinventar o modo de fazer álbuns digitais no mercado mundial lançando, em 2006, a Dreambooks, a qual, através de um software online inovador, permite ao utilizador criar o seu álbum fotográfico a partir de casa, ou recorrendo a uma loja, e personaliza-lo de acordo com a sua vontade, sendo da responsabilidade da Dreambooks a posterior impressão.

Desde 2009 a Dreambooks é líder em Portugal no que toca à produção e venda de álbuns digitais, tendo uma carteira de milhares de clientes na vertente consumo, e estando já presente em mais de mil lojas de fotografia a nível nacional e em várias cadeias de lojas multi-especialistas, bem como apresenta já uma forte presença no mercado internacional.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]