Organize a sua vida, começando pela sua casa

1448
Organize a sua vida
Organize a sua vida

Organize a sua vida, começando pela sua casa! Já reparou bem na desarrumação que tem no seu quarto? E a quantidade de papéis espalhados na sua secretária? Arrume de uma vez o mundo à sua volta e aprenda a ser organizada!

Organize a sua vida

Há pessoas que são exageradamente organizadas, não toleram um objecto fora do sítio, os papéis estão devidamente arquivados, e tudo o que lhe pertence está meticulosamente arrumado naquele sítio que só elas conhecem.

Ainda que esta possa ser uma situação exagerada, uma vez que arrumação a mais também enjoa, a verdade é que é necessário um pouco de organização em torno de si, quer seja em sua casa, no trabalho e na sua vida pessoal. Confesse lá que já não sabe o que fazer a tanta tralha…

Rotinas de arrumação

Deixar uma camisola no sofá da sala, o telemóvel na mesa da cozinha, e o casaco na cadeira do quarto, vai apenas contribuir para que se baralhe ainda mais.

Cada coisa tem um local específico na qual deve ser arrumada diariamente, e este é um tipo de filosofia que vai começar a seguir desde já.

Já imaginou quando estiver à pressa para sair? Vai levar muito mais tempo a encontrar o seu casaco favorito ou a atender o telemóvel, que não pára de tocar, sem você saiba onde o deixou.

A organização é o caminho para conseguir aproveitar da melhor forma o tempo, organizando-o a partir de prioridades e obrigações.

Lista das tarefas a fazer

Imaginemos que amanhã tem uma quantidade infinita de coisas para fazer: levar o cão ao veterinário, ir à casa da sua mãe, comprar fruta, pagar a água e a luz, levar o carro à oficina, e ainda tem que arranjar tempo para ir à ginástica.

Com tantos afazeres, o mais natural é esquecer-se de algum, certo? Mas, e se colocar tudo na sua agenda, com toda a certeza que todas as actividades a que se predispôs serão cumpridas!

Pode até nem apontar na agenda, bastando apenas escrevê-las antecipadamente num papel e levá-lo consigo!

O dia anterior é a melhor altura para programar o dia seguinte.

Fazê-lo meia hora antes de ter que sair vai custar-lhe caro, e provocará algum tipo de esquecimento.

Ir acumulando “lixo”, no trabalho ou em casa, não é uma boa solução!

Tudo aquilo que tem a certeza de que já não vai precisar pode perfeitamente deitar fora, embora tenha que ter em conta se essas coisas não lhe vão fazer falta no futuro.

Com toda a certeza que tem pilhas de papéis em casa e na secretária que já não interessam, muitos deles já com muito tempo de existência. Solução: deitar no lixo o que não importa, pois guardar este tipo de recordações não interessa para nada, não acha?

Fazer um limpeza geral à sua casa e local de trabalho dar-lhe-á uma sensação de liberdade e de conforto muito maior, e assim arranja mais espaço apara colocar as coisas realmente importantes.
Uma pequena limpeza diária é também muito importante.

Quando estamos aqui a falar de limpeza não lhe estamos a dizer para andar todos os dias com o aspirador e o pano do pó atrás, mas sim em respeitar pequenas tarefas: arrumar a cozinha antes de ir dormir, deixar a roupa devidamente preparada para o dia a seguir, arrumando a do própria dia, limpar as migalhas de biscoito que ficaram no sofá, verificar se o seu cão sujou alguma coisa, arrumar os produtos de beleza que utilizou depois de banho, entre outras pequenas tarefas.

O importante é não deixar acumular de um dia para o outro!

Bem, dois dias é permitido, mas mais do que isso já se pode tornar um caos! No trabalho é a mesma coisa: arrume tudo antes de sair para que no dia seguinte possa encontrar aquilo que precisa, e realizar os seus afazeres mais rapidamente.

Apesar de organizar a sua casa e o seu local de trabalho, não se torne uma viciada nas limpezas e organização. Ser-lhe-á permitido um ou outro exagero, desde que o mesmo não se prolongue por muito tempo!

Depois de organizar a sua vida laboral e a sua casa, resta apenas dar um pouco de organização à sua vida pessoal e amorosa.

Bem, mas este é um outro campo e a solução só pode ser encontrada por si mesma! Com todo a sua vida organizada, as coisas serão bem mais simples e até o dia parece ter mais horas!

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]