Conheça as vantagens do teletrabalho para si

2332
Vantagens do teletrabalho
Vantagens do teletrabalho

As vantagens do teletrabalho são muitas tanto a nível de melhoria na qualidade de vida do trabalhador como em termos de poupança para a entidade patronal, conheça em pormenor tudo o que esta modalidade de trabalhar em casa pode trazer de positivo ao seu dia-a-dia.

Vantagens do teletrabalho para o trabalhador

  • Redução no tempo e custos de deslocação: Este é o benefício mais óbvio e, para a maioria dos teletrabalhadores, o principal motivo de opção por atividades deste tipo.
  • Melhores oportunidades de trabalho: Uma vez que a distância geográfica deixa de ser uma preocupação, o mercado de emprego torna-se mais alargado, surgem mais e melhores oportunidades, permitindo o desempenho de uma maior variedade de tarefas.
  • Maior facilidade e economia na escolha da habitação e local de residência: Uma vez que os trabalhadores têm a liberdade de executar a sua profissão em qualquer local, podem escolher habitar em zonas mais despovoadas onde as casas são mais baratas e as condições de vida melhores. A proximidade do local de emprego deixa de ser um ponto a considerar nesta decisão.
  • Menor perturbação da vida familiar: O teletrabalhador passa mais tempo com a família, participando em responsabilidades como as compras ou a educação dos filhos. Adicionalmente, a sua presença em casa não o condiciona a alterações significativas no ambiente doméstico quando efetua uma mudança de emprego.
  • Participação na comunidade local: O facto de passar mais tempo na mesma área, leva o teletrabalhador a ficar mais consciente dos recursos existentes na sua autarquia e também das formas como pode participar em atividades locais.
  • Horário flexível: Cada pessoa tem um ritmo próprio para trabalhar e a independência que este tipo de trabalho permite leva muitas vezes a uma maior satisfação e rapidez de execução das tarefas.

Vantagens do teletrabalho para o empregador

  • Poupança nos custos: As principais poupanças resultantes do teletrabalho são em custos das instalações, manutenção, limpeza, segurança e algumas categorias profissionais. As empresas que adoptam o teletrabalho conseguem atingir uma redução significativa na ocupação de espaço de escritório. O trabalho pode ser executado em qualquer lugar onde existam infra-estruturas de comunicação disponíveis. Também os custos de mudança de pessoal de uma secção para outra ou de uma tarefa para outra são praticamente eliminados.
  • Aumento de produtividade: Diversos estudos indicam aumentos de produtividade de 40% permitidos pelo teletrabalho, apesar de esta ser uma estimativa máxima, sendo que as mínimas rondam os 10%. Estes ganhos devem-se principalmente à redução do tempo perdido em transportes e à eliminação do ambiente geralmente perturbador de um escritório.
  • Aumento de motivação: Em programas bem sucedidos, os empregados respondem positivamente à confiança expressa na atitude do empregador de adoptar um nível de trabalho mais independente e que lhes permite mais autonomia. A oportunidade de gerir o próprio tempo e ritmo de trabalho contribui para uma maior motivação.
  • Diminuição da perda de empregados: Muitas vezes um trabalhador sente necessidade de desistir do seu trabalho devido a causas como a mudança de emprego do cônjuge ou o desejo de estudar e trabalhar simultaneamente. Também em caso de gravidez o regresso ao trabalho pode ser um problema. Por razões óbvias, no caso do teletrabalho este tipo de problemas deixa de existir.
  • Maior flexibilidade da empresa: No caso de se pretender reorganizar as secções e pessoal da empresa, o teletrabalho possibilita uma mais rápida adaptação levando a que uma equipa possa ser constituída por membros que se coordenem bem independentemente da sua localização geográfica e diferenças horárias.
  • Adaptabilidade: Uma organização onde existe uma programa de teletrabalho eficiente permite que condicionantes externos como greves de transportes ou mau tempo tenham muito pouca influência no nível de produtividade.
  • Melhoria dos serviços aos clientes: Com um sistema de teletrabalho, os turnos de uma empresa tornam-se mais flexíveis e permitem, por exemplo, uma redução das viagens a horas inconvenientes, assim como uma maior aproximação aos clientes. Uma empresa goza de maior incentivo no sentido de fornecer aos clientes uma assistência mais abrangente, quer em termos de tempo disponível como de disponibilidade de deslocação.
Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]