Amores-perfeitos, a flor que diz: penso em ti

9913
Amor-perfeito

Nas ruas de Paris dos finais do século passado, raparigas e velhotas vendiam raminhos de violetas e amor-perfeito para os cavalheiros oferecerem às damas. Hoje em dia oferecem-se outras flores, mas as violetas e os amores-perfeitos não ficaram esquecidos.

Amores-perfeitos é a flor do amor por excelência e na linguagem das flores quer dizer “penso em ti”.

O amor-perfeito (viola tricolor hortensis)

É uma planta espontânea que flora especialmente na Península Ibérica. É uma planta herbácea, da família das violáceas e tem flores solitárias com folhas dentadas.

As suas cores são imensas o que provoca um belíssimo efeito visual. Do branco ao violeta, passando pelo amarelo, roxo e alaranjado, são um verdadeiro regalo para a vista tanto em jardins como nos interiores das casas.

É um espécie que se dá bem em vasos ou em floreiras à janela. A sua época de floração é de Abril a Junho ou Julho, mas algumas espécies florescem no Outono e muitas espécies sobrevivem durante o Inverno.

Se quiser fazer um centro de mesa ou um arranjo para jarras pequenas, esta flor é ideal e algumas espécies possuem um aroma discreto.

Quando plantar amores-perfeitos

Para plantar é melhor esperar a época de Outono e Primavera. O transplante deve ser feito sem ser nas horas de maior calor. Faça uma cavidade com uma profundidade adequada, limpe as raízes e plante no local definitivo. Vá colocando a terra e comprima à volta da planta. De seguida regue de forma moderada.

Esta planta possui propriedades anti-inflamatórias e é utilizada no tratamento de doenças da pele, como:

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]