Acne: O inimigo da pele

0
1940

O rosto é a nossa principal imagem e é aí, que o acne ataca cruelmente…

Por volta dos 12 ou 13 anos, fase em que a preocupação com a nossa aparência é exagerada, a doença que provoca transtorno a tantos adolescentes, faz-se sentir repentinamente. O rosto é a nossa principal imagem e é aí, que o acne ataca cruelmente…

O acne é uma doença provocada pela hiper estimulação das glândulas sebáceas, sendo possível em alguns casos, o seu tratamento através de máscaras, cremes ou mesmo comprimidos.

A actividade excessiva dessas glândulas, tem a ver com o facto de as hormonas andrógenas se desenvolverem, exactamente na altura da adolescência. Quando o sebo segregado pelas glândulas é produzido em excesso, provoca a dilatação e o entupimento, do canal pilo-sebáceo. É o sebo acumulado com as células mortas e as bactérias normais à superfície da pele, que proporciona o aparecimento das tão indesejadas borbulhas.

O acne pode apresentar-se, sob três formas:

  • a forma mais leve é aquela que apresenta, os típicos pontos negros, sem qualquer inflamação, denominado de acne comedónico.
  • no segundo caso de acne, o acne pápula, surgem na pele borbulhas infectadas com pus, provenientes de rupturas, tal como a existência de pontos negros.
  • no acne conglubata, o terceiro e mais grave caso, a pessoa já necessita do acompanhamento de um dermatologista. A existência de pontos negros, abertos e fechados, nódulos, pústulas, pápulas e cistos profundos, é uma constante que deve ser corrigida quanto antes.

Muitas pessoas julgam que o acne surge por falta de higiene, o que é totalmente errado. Da mesma forma que é errado pensar que o acne aparece, devido ao stress ou ao consumo de chocolates, pizzas ou batatas fritas. Sempre que o acne ataca, devem ser logo tomadas as devidas precauções, para combater a sua evolução.

O acne, exige determinados cuidados e preocupações, como por exemplo nunca espremer as borbulhas, evitar cremes gordos, o leite de vaca, os óleos vegetais, nas fases de tratamento. Os pontos negros devem apenas, ser removidos com limpezas profissionais de pele, e o seu rosto deve ser passado por água duas vezes por dia, com sabão neutro.

Tenha cuidado e, nunca esfregue a cara, de modo a que o acne não evolua.

A pele pode ser limpa, nos casos menos graves, como um bom leite de limpeza. Assim, terá a garantia que a sua pele não é agredida, utilizando um produto anti-alérgico. Para as peles com tendência acneica, nada melhor do que aplicar um tónico depois da limpeza, para garantir o seu tratamento.

Estes são produtos que pode adquirir facilmente numa farmácia, após explicar o seu caso. Porém, se quiser um produto elaborado especificamente para o acne, este deve ser aplicado, somente uma vez por dia, antes de se ir deitar.

O acne para além de ser uma doença que ataca implacavelmente a pele do rosto, pode também ter graves consequências, no seu equilíbrio emocional e psicológico. Não desespere, pois o acne pode ser tratado se tomar precauções e, consultar um bom dermatologista.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 1]