Arrumações em casa, saiba por onde deve começar

4138
Arrumações em casa
Arrumações em casa

A sua casa está um caos. Não sabe onde deixou as coisas, e o pouco tempo que lhe resta também não ajuda a uma arrumação geral. Aqui ficam algumas dicas importantes para optimizar as suas arrumações em casa.

Olha em seu redor e a confusão é geral. Um montanha de roupa para lavar, mais outro monte para passar a ferro, dossiers do escritório divididos por todas as divisões, produtos de limpeza em cima da televisão, pratos de comida na mesa da sala e, inexplicavelmente, já nem tem loiça limpa, o que significa que a tem toda para lavar. Esta é a sua casa e a casa de algumas pessoas, umas mais desarrumadas que outras, mas todas elas com extrema dificuldade para encontrar a perfeição doméstica.

Arrumações em casa

O facto de a pessoa ser desarrumada está relacionada com a vivência da mesma. Se a pessoa quando era mais nova estava habituada a viver num ambiente desarrumado, onde muito dificilmente encontrava as suas calças preferidas, quando for mais crescida e viver na sua própria casa as alterações não serão muitas mais. Todavia, existem muitas pessoas que são desarrumadas, porque isso é mesmo um traço da sua personalidade, e quando vão viver sozinhas têm tendência a zelar pelo seu lar e a primarem pela arrumação.

Uma questão de educação

A arrumação trata-se também de um problema de educação. Há que educar os mais novos para serem minimamente organizados, para que mais tarde possam também eles contribuir para a arrumação dos que os rodeiam. Decidir arrumar tudo de uma vez requer muito tempo e paciência, por isso a solução é arrumar as coisas e divisão a divisão, sem pressas, para que tudo fique devidamente organizado. Assim, será mais fácil encontrar as coisas que necessita, sem ter que desarrumar ainda mais para as encontrar.

Quando começar

A arrumação deve ter início logo de manhã. Faça a cama logo ao se levantar, pois à tarde o mais certo é já nem a fazer.

O tratamento da roupa

Aprenda a colocar a roupa nos locais certos: a roupa suja para o cesto e, a roupa para engomar, em outro sítio à parte. Quando tiver que lavar e engomar roupa não deixe que a mesma lá permaneça por muito tempo, porque isso tem tendência a dar origem a um monte de roupa e você não terá paciência para a lavar ou engomar toda de uma vez. Conclusão: a roupa vai acumulando e você só lava e engoma as peças que vai precisar, porque as outras ficam lá.

Como arrumar a documentação?

A montanha de papéis e dossiers que tem em casa referentes ao trabalho devem também ser arrumados. Não se esqueça de os organizar devidamente a partir de critérios seleccionados por si, e de os arrumar todos no mesmo local. Assim, não haverá enganos de maior quanto ao sítio onde está um determinado documento.

Limpar o pó

Outra coisa que não deve esquecer nunca é o pó. Opte por limpar o pó com uma determinada frequência, porque senão aloja-se o pó todo e as coisas não ficam a primar pela beleza e higiene.

Limpeza dos armários

Para além do pó, não esqueça também os armários. Estes devem sofrer uma limpeza tão aprofundada como qualquer outro local da casa, pois o mais certo é a confusão no seu interior ser total. Arrume um a um cuidadosamente, limpando tudo muito bem e colocando as coisas no seu interior, consoante as características que possuem, fazendo uma divisão equilibrada.

Manter a casa arrumada

Depois de tudo isto, a sua casa já estará com melhor aspecto. Contudo, e se vive acompanhada(o), deve falar com a outra pessoa para fazerem uma arrumação intensa à casa, para que no futuro o caos não se volte a instalar novamente. Mas, cuidado com as arrumações em casa!

Se arrumar é positivo, a paranóia das arrumações em casa e da limpeza de hora a hora não é nada saudável.

Por isso, faça uma arrumação geral, mas sem entrar em paranóias de limpezas sistemáticas, originárias de fobias.

Classificação
A sua opinião
[Total: 2 Média: 4.5]